Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Sebrae participa da assinatura de ordem de serviço para construção da estrada de Itans


Asfaltamento da estrada vai facilitar escoamento da produção de peixe
No ultimo sábado (22), o governo do estado assinou a ordem de serviço para construção da estrada que liga o povoado de Itans à sede do município de Matinha, a localidade é um pólo produtor de peixe em cativeiro e a pavimentação da estrada era um desejo antigo dos piscicultores.
O evento contou com a presença do governador Flávio Dino, do Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, prefeitos da região, lideranças políticas e representantes de entidades que atuam em parceria com os piscicultores de Itans.
Durante a assinatura da ordem de serviço para pavimentação asfáltica dos 16 quilômetros da via, denominada Estrada do Peixe,o governador Flávio Dino, citou o trabalho relevante que o Sebrae tem feito na comunidade, levando capacitação e tecnologia para os produtores de peixe, o Governador disse ainda que o investimento de pouco mais de 14 milhões de reais  é uma prioridade para continuar o crescimento do Maranhão que dá certo.
Para Eliseu Gomes, presidente da Associação dos piscicultores de Itans-APPI, o asfaltamento da estrada representa uma das maiores conquistas de um trabalho com dedicação, amor, fé e vontade de vencer. “Não é só Itans que recebe parabéns, mas as treze comunidades que serão beneficiadas diretamente com a pavimentação da tão sonhadas estrada, o que certamente vai melhorar a qualidade de vida da população, a exploração do turismo, o acesso as escolas do município, escoação do pescado e entrada do insumo”, disse.
O gerente da regional do Sebrae de Santa Inês, Aluízio Muniz, que atende a localidade, afirma que o anúncio da estrada  é fruto de resultado de um trabalho conjunto, realizado entre Sebrae, parceiros e a comunidade que sempre demonstrou união e comprometimento.”  Esse comprometimento é importante pois ele é que faz com que o poder público olhe as prioridade e atenda as necessidades da população”, afirmou Aluízio.
O povoado Itans em Matinha é referência na criação de peixe em cativeiro, com uma produção anual que chega amais de mil toneladas, bem acima do potencial de outras regiões do Estado.
O Sebrae realiza ações periódicas na comunidade e disponibiliza um engenheiro de pesca para acompanhar os piscicultores com capacitações e consultorias, o que consideravelmente alavancou a piscicultura na região.
Para João Martins, Superintendente do Sebrae, Itans é um caso de sucesso que serve como exemplo para outras regiões do Estado. “Essa obra é a base para o crescimento não só do município de Matinha, mas também para o Estado que hoje consome o pescado de Itans. O momento é de comemorar e reforçar a parceria. O Sebrae sempre esteve presente, nesse processo acreditando na força do trabalho dessa comunidade e nos sentimos felizes com mais essa conquista”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.