Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Estado firma parceria para ampliar acesso gratuito de internet para a população de São Luís



Um termo de cooperação firmado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e a Telecomunicações Nordeste Ltda (TVN) vai assegurar pontos de internet com acesso gratuito para a população de São Luís. O termo, assinado segunda-feira (1º) pelo secretário Bira do Pindaré e pelo presidente da TVN, José Augusto Diniz Neto, é parte do plano de metas da Secti, que trabalha no sentido de garantir a universalização do acesso da população maranhense à internet por meio de conexão banda larga.
A disponibilização do sinal de internet será iniciada com a colocação de internet gratuita em locais públicos, inicialmente nos bairros Anjo da Guarda e Cidade Operária, em São Luís. “O sinal será disponibilizado em locais específicos, priorizando os de maior concentração como praças e feiras”, explicou Bira do Pindaré.
Por meio do acordo será viabilizada a implementação de políticas públicas de acesso à internet, em locais públicos, com o propósito de ampliar as possibilidades de acesso a plataformas educacionais, através do apoio recíproco entre governo e a operadora de TV e internet.
“Para nós é um termo importante, pioneiro. Temos compromisso com o desenvolvimento do Maranhão e com os benefícios que isso pode trazer para a população. Esse é nosso compromisso maior, então estamos muito satisfeitos com esse momento aqui que é bom para o governo, para a população e para a TVN que ganha em conceito”, disse o secretário Bira do Pindaré durante a assinatura que contou ainda com a presença do superintendente de Cidadania Digital e Inovação, Gustavo Pilotto. 
O secretário observou que o termo permite o uso, sem ônus para o Estado, da rede de fibra ótica, que é uma empresa genuinamente maranhense e que por essa razão a secretaria e o governo do Estado louva muito a iniciativa que valoriza os empreendimentos locais na área de tecnologia.
“A iniciativa vai permitir que de fato a gente expanda o acesso a internet que é tão importante para o desenvolvimento social e econômico”, acrescentou Bira.
Gustavo Diniz destacou que para a empresa é importante estar inserida nesse contexto com o governo. “A ideia é a gente compartilhar nossa infraestrutura de fibra ótica. Digamos que o governo queira atender alguma feira livre com internet wi-fi. Essa parceria vai possibilitar que as pessoas que estão ali tenham acesso internet. Hoje existiria uma necessidade de remuneração, mas não será o caso, pois estamos integrando dentro desse acordo de cooperação”, disse.
A TVN é uma empresa genuinamente maranhense, atuando há mais de 15 anos no mercado de TV por assinatura, internet banda larga e telefonia no Maranhão e que mantém regularmente uma política de disseminação do uso de banda larga.
Pelo acordo, cabe a TVN instalar, dentro da área de cobertura da rede existente, os equipamentos necessários para o oferecimento de internet por redes Wi-fi. O trabalho será feito sem custos para o Estado. A Secti será responsável por coordenar os trabalhos de implementação dos acessos públicos e gerenciar o uso dos recursos disponibilizados. Do Iema, disponibilizar frações de sua banda contratada de acesso à internet para as ações relacionadas aos objetos do acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.