Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Governo do Estado realiza ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’



Incentivo ao esporte, oportunidade de lazer e recreação para crianças, jovens e adultos maranhenses. Esta é proposta da ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’, iniciativa do Governo do Estado, que inaugurou as ações itinerantes com programação nos bairros Barreto, Jordoa e Quinta do Machado, neste domingo (21), em São Luís.
Centenas de moradores do bairro e entorno participaram das atividades realizadas pela caravana que durante toda a manhã levou alegria, diversão e cidadania ao local. Nesta primeira etapa, a ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’ vai percorrer mais 25 cidades do estado.
“Com este projeto o governador Flávio Dino está oportunizando esporte e lazer em áreas que são notadamente carentes de espaços para estas práticas, além de promover a inclusão social. Nossa meta é levar esse projeto a todo o Maranhão”, destacou o secretário de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Márcio Jardim, que esteve neste primeiro dia da caravana interagindo com a população. No próximo domingo (28), a programação beneficiará os moradores de Paço do Lumiar.
A programação teve início às 8h com atividades esportivas, educação física, área de diversos jogos de mesa, futebol, futsal, basquete entre outros, na Praça do Barreto, em frente à Unidade de Educação Básica Rivanda Berenice Braga. O estudante Osiel Rodrigues Batalha, 12 anos, elogiou as atividades. “Eu gostei. Teve várias opções de jogos e para a gente aqui é bom ter um momento desses”, disse.
Concentrado nos jogos de mesa, o agente de portaria Maurício de Jesus da Silva, 34 anos, considerou de grande importância a ação. “A pessoa precisa ter uma distração e o esporte é saudável, une e distrai, diverte. Muito boa essa caravana”, afirmou. A dona de casa Antônia Rodrigues, 25 anos, também parabenizou o programa. “Esporte e lazer tira os jovens das coisas ruins e ainda educa. Eu gostei muito dessa opção para o domingo”, pontuou.
A criançada ganhou um espaço bem especial com vários brinquedos e brincadeiras. Na quadra, onde geralmente são realizados jogos de futebol, a meninada pode brincar no pula-pula, na casinha de bolinhas, interagir no espaço com mesas montadas para desenho e pintura. Um dos pontos mais disputados pela meninada foi o espaço de pintura artística. Todos queriam fazer um desenho especial no rosto e marcar com alegria o dia de diversão.
A dona de casa Dandara Silva Baima, 23 anos, aproveitou as opções para oferecer um dia diferente aos dois filhos e aos dois sobrinhos. “Vou aproveitar toda a programação. Gostei muito, porque eles se distraem e não passam o dia trancados em casa ou na rua. Muito bom”, avaliou. Os pequenos se divertiram bastante. “Gosto muito de pintura e vou fazer mais desenhos. Depois vou no pula-pula”, disse Adriele.
A programação ainda inclui sessões do Cine Esporte, com vídeos e filmes sobre temáticas esportivas. A ‘Caravana Mais Esporte e Lazer’ estará a cada 15 dias em uma cidade com programação variada neste segmento. Um diferencial da ação é a participação ativa das comunidades, que são envolvidas no projeto diretamente, na organização, condução e monitoramento. Dos 45 colaboradores que atuaram na caravana no Barreto, 30 foram contratados na própria comunidade. Durante toda a programação do evento, a Polícia Militar esteve presente prestando apoio e segurança, além de uma ambulância para atendimentos básicos de saúde.
 Cronograma
Na agenda da Caravana está o retorno a São Luís com ações na área Itaqui Bacanga. Nesta primeira edição, a Caravana vai passar ainda nos municípios de Alcântara, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bacuri, Balsas, Bequimão, Buriticupu, Carutapera, Cururupu, Caxias, Governador Edison Lobão, Paço do Lumiar, Parnarama, Porto Franco, Presidente Dutra, Tuntum e Vargem Grande. Dando continuidade ao projeto, a Sedel planeja realizar uma segunda etapa da ação com mais 25 caravanas até o fim deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.