Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Plano ‘Mais IDH’ transforma vida de agricultores familiares na região do Baixo Parnaíba



A gente tinha sede de mudar nossa vida, mas não sabíamos para onde correr. Então, o governador realizou este sonho e colocou uma equipe do ‘Mais IDH’ e nós abraçamos o projeto”, relata emocionado o presidente da Associação de Moradores do povoado Lagoas, em Belágua, Elmir Eurides. Em apenas quatro meses de ações do ‘Mais IDH’, as famílias já têm uma nova perspectiva de vida.

Em Belágua existem 117 famílias cadastradas no programa desenvolvido pelo Governo do Estado. São moradores de diversas comunidades que até então não possuíam nenhum tipo de sistema produtivo e hoje contam com 85 Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs) e mais 15 ‘Sisteminhas’ já instalados.

No povoado de Lagoas, dez famílias foram beneficiadas com os ‘Sisteminhas’, possibilitando a produção integrada de alimentos e agora os agricultores já produzem cheiro verde, alface, couve, cebolinha, pepino, quiabo, maxixe, batata e feijão biofortificados e milho.

Essa ação trouxe esperança e oportunidade para pessoas como a agricultora Maria José, que agora pode sustentar os quatro filhos. “Tinha dia que meus filhos tomavam só o café e ficavam até à noite sem comer nada, e muitas vezes dormiam de barriga vazia porque não tinha comida. Agora vai ter comida todo dia”, contou.

Além da produção de hortaliças, a comunidade recebeu 75 pintos para iniciar o projeto de avicultura e estão montando o tanque para criação de peixes. Para o abastecimento do sistema, a comunidade, que não possui energia elétrica, foi beneficiada com um kit de energia solar, assim a bomba puxa a água do poço para uma caixa d’água.

O secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, afirmou que é um orgulho para o Governo do Estado o trabalho que está sendo realizado pelos técnicos do ‘Mais IDH’ na área de assistência aos produtores. “O trabalho está sendo feito com muito amor e dedicação e nós percebemos a importância do ‘Mais IDH’ quando olhamos o brilho nos olhos de cada pessoa beneficiada e que agora é capaz de superar a fome e a miséria”, disse.

Durante o mês de fevereiro, o secretário Adelmo Soares visitou municípios da região do Baixo Parnaíba, beneficiados com as ações do ‘Mais IDH’, junto com técnicos que trabalham com o desenvolvimento dos ‘Sisteminhas’ e dos gestores da Agerp de Chapadinha, Gilvanildo Silva, e da Agerp de Itapecuru, Mubaraki Trabulsi.

O Plano ‘Mais IDH’ visa elevar os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos 30 municípios mais pobres do Maranhão com diversas ações integradas que levam políticas públicas para o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico das famílias destas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.