quarta-feira, 27 de abril de 2016

Apenas 14% dos brasileiros se dizem satisfeitos com a democracia



A atual crise política brasileira tem impactado a opinião da população a respeito da democracia. É o que mostram duas perguntas incluídas no Bus de abril (pesquisa mensal, multiclientes do IBOPE Inteligência) com o objetivo de monitorar o momento político no País.
De uma maneira geral, 83% dos entrevistados declaram-se pouco ou nada satisfeitos com o funcionamento da democracia no Brasil (34% dizem estar pouco e 49% nada satisfeitos), enquanto os que se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos somam 14%. Esse é o menor índice de satisfação com a democracia registrado pelo IBOPE Inteligência desde 2008. O recorde anterior de insatisfação foi registado em 2015, quando 81% declararam-se pouco ou nada satisfeitos com a democracia no Brasil contra 15% que afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos.
Também caiu a preferência pela democracia, já que atualmente 40% afirmam que esse sistema é preferível a qualquer outra forma de governo (em 2014 eram 46%). Já para 15%, em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível a um governo democrático, indicador abaixo do patamar registrado em 2014 (20%). É importante observar que o único índice que cresce é a concordância com a frase “para as pessoas em geral, dá na mesma se um regime é democrático ou não”, que passa de 18% em 2014 para 34% em 2016, o que mostra uma desilusão com o atual momento político.
 Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de abril de 2016, com 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 142 municípios brasileiros. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais.

Fonte:Ibope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.