Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Eleição para o Colegiado Escolar acontece nesta terça com mais de 200 mil votantes



Aproximadamente 200 mil eleitores, entre estudantes, professores, servidores escolares e pais de alunos estão aptos a votar na eleição para escolha dos membros do Colegiado Escolar, para o biênio de 2016\2018, nesta terça-feira (26). O processo eleitoral será realizado das 8h às 20h, em 648 centros de ensino da rede pública estadual do Maranhão.
A eleição marca a penúltima etapa do processo, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que inicialmente realizou atividades de mobilização nos centros de ensino em todo o estado, seguida de Assembleia Geral, homologação das candidaturas e campanha eleitoral.
Ao todo serão escolhidos 8.676 membros para o Colegiado. Cada segmento da comunidade escolar elegerá seus representantes e respectivos suplentes. O presidente do colegiado será eleito dentre um de seus membros.
O processo visa democratizar ideias e fortalecer o novo modelo de gestão na escola, buscando conhecer as causas dos problemas para superá-los. “As eleições para o colegiado fazem parte das ações deste governo para garantia da gestão escolar democrática, meta do governador Flávio Dino que já nos primeiros meses de governo realizou a eleição para gestores da rede estadual e o Colegiado fortalece esse processo ao participar das decisões da escola, tanto no âmbito administrativo, quanto pedagógico e financeiro”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O Colegiado
O Colegiado Escolar é um órgão constituído por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar em busca da melhoria da qualidade do ensino.
Além disso, decide e/ou opina sobre aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas; delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.