sexta-feira, 1 de abril de 2016

Fiscalização do Procon em bancos avança nos municípios maranhenses



O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realiza fiscalização em agências bancárias do interior do estado. Entre os dias 20 e 31 de março foram feitas ações em bancos nos municípios de Santa Inês, Balsas, Codó, Caxias, Santa Luzia, São José de Ribamar, São João dos Patos, Estreito, Açailândia, Viana e na capital, com o objetivo de garantir a melhoria dos serviços bancários.
De acordo com o presidente do Procon, Duarte Júnior, o órgão irá endurecer as sanções em caso de repetição de descumprimentos. “Os bancos são autuados e terão duas alternativas: ou investem na melhoria e expansão do serviço, contratando mais funcionários e expandindo a estrutura da agência ou, a cada semana, terão que pagar novas multas em razão do desrespeito ao cidadão maranhense”.
Nas fiscalizações, os agentes do Procon avaliam se a Lei Estadual 7.806/2002, que estabelece 30 minutos como o tempo máximo de espera nos caixas convencionais, está sendo cumprida; e ainda se há dinheiro disponível nos caixas eletrônicos e envelopes para depósitos; se a quantidade de atendentes é adequada à demanda do atendimento; e se as instalações físicas garantem a segurança e conforto aos clientes.
Neste período foram fiscalizadas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Nordeste, Banco Itaú, Santander e Banco da Amazônia. Entre as principais irregularidades identificadas está o não cumprimento da Lei Estadual 7.806/2002, com diversas situações de grande espera em filas; problemas técnicos nas máquinas de impressão de senhas e no painel eletrônico; e exposição dos clientes a ambiente com péssimas condições pela ausência de ar condicionado e também situações de desconforto.
Vale ressaltar que as fiscalizações nos bancos acontecem semanalmente e que diante se qualquer situação em que se sentir lesado o consumidor pode acionar o Procon, por meio do telefone 151, denunciar pelo aplicativo Procon, pelo site www.procon.ma.gov.br ou pessoalmente nas unidades fixas.
Operação Paciência
A ação do Procon/MA junto às unidades financeiras segue o programa permanente de humanização do serviço bancário no Maranhão. Somente em 2015, a fiscalização alcançou 27 municípios, instaurando 188 processos em decorrência de 207 autuações. Entre janeiro e fevereiro deste ano, já foram realizadas 147 autuações, atingindo 18 municípios de todo o estado.

Um comentário:

  1. Ta na hora de vir a vitorino freire. Pq aqui tem uma agencia do Banco do Brasil pra atender tres cidades. Atendimento pessimo.

    ResponderExcluir

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.