Governo do Maranhão

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sexta-feira, 29 de abril de 2016

Seduc realiza apuração das eleições para Colegiado Escolar nas instituições do Maranhão



A coordenação das eleições para os cargos do Colegiado Escolar, biênio de 2016/2018, da Rede de Ensino Público do Maranhão, está realizando a apuração do pleito, ocorrido na terça-feira (26). O prazo para que as Unidades Regionais de Ensino (UREs) encaminhem os relatórios para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com os nomes dos eleitos encerra nesta sexta-feira (29). No entanto, as unidades escolares que não realizaram as votações devem ter um novo prazo para a realização do processo, no qual será indicado nos próximos dias pela Secretaria.

Após a computação de todos os votos e do procedimento da leitura dos relatórios por parte dos profissionais da Seduc, em uma data agendada, será realizada a posse de todos os membros do colegiado.
 
Já as eleições movimentaram cerca de 200 mil eleitores, entre estudantes, professores, servidores escolares e pais de alunos. O processo foi acompanhado pela equipe de gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nas 19 Unidades Regionais de Educação. “O colegiado fortalece as ações democráticas no ambiente escolar e integra a política educacional do governador Flávio Dino, iniciada em 2015 com a eleição direta para gestor escolar. Conta com a representação de pais, servidores da escola, alunos e professores na tomada de decisões e isso impacta na melhoria do ensino e prepara nossos alunos para o exercício da cidadania”, ressaltou a secretária adjunta de gestão das regionais, Rosyjane Paula, representando o secretário de Educação, Felipe Camarão.

O Colegiado Escolar é um órgão constituído por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar – pais, estudantes, professores e demais servidores, objetivando a participação nas decisões da escola, no âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro. Emite opiniões, toma decisões, elabora diagnóstico, fiscaliza, apoia, promove e estimula a comunidade escolar em busca da melhoria da qualidade do ensino. Além disso, decide e/ou opina sobre aspectos da vida pedagógica, administrativa e financeira das escolas; delibera sobre as questões da escola, propondo alternativas e procedimentos para a melhoria da qualidade do trabalho escolar, respeitando a legislação em vigor; acompanha e avalia os resultados pedagógicos, administrativos e financeiros da escola.

Empolgados com a ideia de contribuir com as decisões que refletiram diretamente nas escolas, os alunos afinaram os discursos para conquistar os votos dos colegas.  “A gente precisa realmente de um representante que saiba da necessidade da escola e eu quero fazer isso no colegiado. Aceitei o desafio de falar pelos alunos”, revelou Edson Lucas, estudante do 2º ano do Centro de Ensino Jornalista João Lisboa (Cejol), em São Luís, candidato pelo segmento alunos. Ao todo serão escolhidos 8.676 membros para o Colegiado.

Para Luzinete Souza Lobato, supervisora escolar do Colégio Militar Tiradentes I, os candidatos eleitos terão o papel fundamental na fiscalização dos recursos da escola. “Eles [candidatos ao colegiado] terão a função de auxiliar os gestores na aplicação dos recursos para o desenvolvimento da escola”, ressaltou.

No Colégio Liceu Maranhense, uma das escolas tradicionais do Maranhão, o diretor geral, Deurivan Sampaio, fez uma análise do processo e ressaltou a importância da comunidade escolar se integrar na escolha de seus representantes. “É importante essa conscientização dos pais, alunos, professores e funcionários de estarem participando da gestão, dando mais transparência, além de fazer com que o processo seja mais participativo, garantindo a democracia na escola”, comentou.

Na unidade de ensino, são nove alunos disputando duas vagas, nove pais concorrendo a duas vagas, dois professores as duas vagas e dois funcionários a duas vagas, todos respectivamente dentro do seu segmento, além da vaga do gestor do colegiado, somando um total de nove vagas sendo disputadas.  “Após o término da eleição, forma-se o colegiado com os candidatos que ganharam, e estes têm poder deliberativo e consultivo, realizando ainda reuniões mensais para debater sobre a questão pedagógica e administrativa da escola. As decisões passam pelo colegiado sempre”, disse.

O professor de matemática Wuimair da Gama Rocha, há mais de 30 anos de profissão, sendo 15 destes dedicado a rede estadual de ensino, especificamente ao Liceu Maranhense, é um dos candidatos dentro do segmento dos professores.  “Essa é uma boa oportunidade para que possamos alinhar os nossos discursos e debater melhorias para a classe dos professores e consequentemente a situação do alunado. Precisamos unir forças e focar nos nossos objetivos”, ressaltou.

Concorrendo aos cargos no segmento de alunos, os estudantes Abraão Elias de Aguiar, 15, cursando o 1 º ano no Liceu, e Pâmela Melo, 17, aluna do 3º ano, tem em comum o desejo de participar das decisões que guiarão o futuro da escola e dos seus componentes. “Mostrar mais a nossa perspectiva na escola e também contar com a participação dos alunos de uma forma mais intensa, melhorando a relação de todos”, relatou Abraão.

Segundo Pâmela, além de concordar com a linha do discurso do colega de escola, Abraão, ela acrescenta que com a possível entrada dela no colegiado escolar, estreitará a relação de proximidade da escola com a Seduc, no intuito de instalar projetos inovadores na unidade de ensino.

Antes da eleição cada unidade escolar promoveu atividades de mobilização com realização de assembleias gerais, depois a homologação das candidaturas e, por último a campanha eleitoral.

Cada escola pode eleger de quarto a 16 membros representando os segmentos da comunidade escolar e seus respectivos suplentes. O presidente do colegiado será eleito entre os membros eleitos.


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