sexta-feira, 10 de junho de 2016

Governo atende mais de 10 mil pessoas em um mês com Força Estadual de Saúde



Profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma) estão atuando em 30 municípios que integram o Plano ‘Mais IDH’. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou, a partir das atividades de campo das equipes, atendimento individual de 10.289 pessoas, distribuídas nas unidades básicas de saúde, domicílios e escolas. Os dados são de abril deste ano.
O foco inicial de atuação da Força Estadual de Saúde tem como prioridades reverter os índices de mortalidade infantil, mortalidade materna, diabetes, hipertensão e saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade.
Os participantes do projeto estão distribuídos em 13 Unidades Regionais de Saúde (URS). Serão atendidas populações da zona urbana e rural, com cobertura total de 422.684 pessoas.
O secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, considera fundamental o trabalho de diagnóstico e aproximação institucional entre a Fesma e equipes municipais para melhorar a capacidade de resposta. A ação, segundo ele, apoia os municípios integrantes do Plano ‘Mais IDH’ na reorientação do modelo de atenção e gestão.
“A população tem visto a Força Estadual de Saúde como uma estratégia a mais no fortalecimento do atendimento do sistema de saúde. A ideia é somar forças com os municípios, mas preservando o papel e a responsabilidade de cada esfera”, explicou Marcelo Rosa.
Atendimento
A piauiense, radicada na cidade maranhense de Araioses, Maria da Trindade Pires Ribeiro, de 76 anos, recebeu os cuidados da equipe multidisciplinar, com atuação nas cidades do interior do Estado, que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apresentando taxas alteradas de diabetes, pressão arterial e colesterol, a saúde da aposentada, quando na ativa trabalhadora rural, mãe de oito filhos, vem melhorando desde o início das atividades da Fesma na região. “Eles são muito pacientes e cuidadosos”, destacou.
Os resultados a serem alcançados visam à melhoria da qualidade de vida da população, impactando nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A psicóloga Elzalina Santos de Sousa, da equipe de Araioses, ressalta os esforços para atender bem e com a qualidade esperada. “O trabalho, ainda na fase inicial de campo, já apresenta a melhoria da qualidade de saúde dos pacientes que se encontram em acompanhamento”, comentou.
Ações
Em abril deste ano, as equipes da Fesma realizaram 30 seminários municipais, com 3 mil participantes, diagnóstico situacional em 30 municípios. Mais de 6 mil participantes integraram ações de educação permanente e reuniões de trabalho. As atividades de educação em saúde e mobilizações reuniram 2.885 participantes.
Decreto
O governador Flávio Dino instituiu a Força Estadual da Saúde do Maranhão (Fesma), por meio do Decreto nº 30.616, de 2 de janeiro de 2015. A Fesma atua como programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.