terça-feira, 7 de junho de 2016

Participação popular garante reconstrução de escolas no Maranhão



Marca da gestão desenvolvida pelo governador Flávio Dino, a participação popular orientou as obras de reconstrução e vistoria das escolas estaduais entregues, simultaneamente, em 16 cidades maranhenses durante os dias 3, 4 e 5 deste mês. Das 30 escolas entregues e vistoriadas, onze delas foram definidas a partir das demandas apresentadas pelos maranhenses nas Escutas Territoriais do Orçamento Participativo de 2015, cujas obras tiveram o compromisso de execução para 2016.
As onze escolas elencadas pela população como prioridade no processo de reconstrução estão localizadas nos municípios de São Mateus, Imperatriz, Porto Franco, Balsas, Riachão, Tutóia e Belágua. Com as obras executadas pelo Governo do Estado, as unidades ganharam telhados e pisos recuperados, instalações hidráulicas e elétricas renovadas, pintura das paredes, instalações de ar condicionado nas salas de aula, instalação de novos quadros, reforma de banheiros, troca de portas e de luminárias, instalação da subestação de energia elétrica, e, em algumas unidades, adequação dos espaços de lazer, além de reforma das quadras.
O governador Flávio Dino destacou a importância das ações desenvolvidas com o trabalho articulado pelas Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc). “Nós trabalhamos para tornar a escola atrativa para os alunos e também para valorizar os professores. Assim, valorizamos as crianças e jovens no presente e não só pensando no futuro”, explicou o governador.
Escutas Territoriais
Com ampla participação popular, as escutas territoriais reuniram mais de três mil pessoas em 15 territórios e coletaram as propostas da população acerca dos investimentos nos serviços e políticas públicas prioritárias em cada região. O processo foi semelhante ao utilizado para a construção do programa de governo sobre o modelo de desenvolvimento para o Maranhão com foco na inclusão social, que foi realizado em mais de 100 cidades em todas as regiões do estado.
Reconstrução de escolas
Em Tutóia, um dos municípios incluídos a partir das Escutas Territoriais, a gestora educacional Leodenes Dahmer, que participou da entrega da escola Henrique Rocha, destacou que esta é a primeira reforma que a unidade recebe desde sua fundação, em 1987. “Agradecemos o governador Flávio Dino. Essa reconstrução vai aumentar a autoestima dos alunos e professores”, declarou.
O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, que esteve em Belágua, falou sobre o propósito do Governo nesta ampla ação de entrega de escolas reconstruídas e vistoriadas. “Viemos não só entregar escolas, mas também verificar problemas e buscar meios de solucioná-los. Há neste governo uma inversão do modelo vigente até então no estado: o governador Flávio Dino prioriza os municípios que mais precisam”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.