quinta-feira, 16 de junho de 2016

Recepção de turistas no Maranhão acontece em clima de São João



Com a encenação teatral de atores e dançarinos vestidos com indumentárias que representam parte da cultura do Maranhão, turistas que desembarcaram no aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, durante toda esta quinta-feira (16), foram surpreendidos com a musicalidade que ecoava do tradicional bumba-meu-boi do Maranhão. Logo ao saírem das aeronaves que pousaram na capital ludovicense, ainda nos acessos de desembarque, os visitantes puderam contemplar diversas imagens turísticas e culturais que estão estampadas por todo o aeroporto.
A ação está sendo promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), até o dia 28 de junho. “A ação é inovadora e propõe que o turista entre no clima do São João. Estamos recebendo os turistas com uma mostra da nossa cultura e belezas naturais do Maranhão”, explicou o secretário de Cultura e Turismo do Estado, Diego Galdino.

Na esteira de desembarque, no lugar das malas, os passageiros encontravam diversas caixas de madeira, de onde saiam os atores, que encenavam a lenda que deu origem ao bumba-meu-boi: a história de Catirina.
O aeroporto também ganhou um destaque especial para a época, com a decoração de bandeirinhas penduradas em todo o teto da estrutura, dando representatividade ao período junino. “Estou muito animado o Maranhão, a gente fica contagiado com essa sonoridade. Vou aproveitar para conhecer melhor o São João daqui. Muita cor e atratividade nos remeter à alegria da festa junina”, disse dona a turista de Salvador, Marita Pinho Cerqueira, de 68 anos.
Também vindo de Salvador, a turista Síria de Santana, de 73 anos disse estar maravilhada com tanta energia do povo maranhense. “Uma cultura muito linda. Essa é a primeira vez que eu venho ao Maranhão e já cheguei me sentindo na festa. Vou aproveitar para dar uma esticada, também, nos Lençóis Maranhenses”, disse.
Adalgisa Bellaquila, turista de São Paulo, falou que a o colorido da festa remete a alegria e que a energia do maranhense se estende aos visitantes. “Eu fiquei encantada, nunca tinha presenciado nada parecido com esse espetáculo. Muito bom”, disse
Para dar continuidade à festa nos próximos dias, mais dois grupos de bumba-meu-boi, o Iguaíba e Maracanã vão animar as pessoas no salão principal do aeroporto até o dia 28 de junho. As apresentações dos grupos acontecerão todos os dias, em horários de embarques e desembarques.
Filho do Maranhão
Mesmo sendo do Maranhão, o promotor de Justiça, Cleudson Malheiros, ficou surpreso com a festa dentro do aeroporto, quando desembarcava na sua terra. “A gente fica contente em ver que os turistas estão sendo bem recepcionados, com a cultura e já conhece um pouco da história do Maranhão”, comentou.
Novidades nos arraiais
Os arraiais terão espaços para o turista, para crianças, espaços diversificados para feiras de artesanato, voltado para o trade turístico, no qual apresentará um pouco das cidades dos interiores nos arraiais. “Nos nossos arraiais oficiais, nós estamos concentrando o atendimento ao turista, para que eles venham conhecer as nossas belezas, em Barreirinhas e Chapadas das Mesas. Estamos trabalhando com a rede hoteleira e com nossa rede de pesquisa, para termos uma base do retorno para sociedade, de emprego e renda para o Estado”, ressaltou o secretário Diego Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.