Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Envie informações,denúncias para: vauney-10@hotmail.com ,(99) 9 8137 5569 / 91793374 ou 8416 7976, sua informação será analisada e depois poderá se tornar matéria.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Alerta! Candidato terá que atingir 10% do quociente eleitoral para se eleger vereador




Alerta aos partidos e candidatos a vereador nas eleições deste ano sobre as novas regras eleitorais aprovadas pelo Congresso Nacional e que entram em vigor nessas eleições. A desatenção pode prejudicar o desempenho e causar frustração nos postulantes.

As novas regras eleitorais estabelecem que, para se eleger vereador, um candidato tem que ter pelo menos 10% de votos do quociente eleitoral. Por exemplo: em Lago da Pedra, o quociente eleitoral deve ficar em torno de 28 mil votos, que são os votos válidos, então é dividido 28 mil votos pelo total de cadeiras na Câmara, 13. Isso significa que, qualquer candidato que tiver menos de 2.153 votos já está fora da disputa. Ou seja, ele sequer participa das chamadas sobras da coligação.

Em Lago da Pedra,a  3ª via  terá imensa dificuldade de eleger um vereador porque dificilmente um candidato atinge a linha de corte de 2.153 votos. O que significa dizer que duas coligações serão beneficiadas pelas novas regras, a do candidato da  prefeita, Laércio Arruda (PSDB) e a do candidato apoiado pelo governador Flávio Dino, Mauro Jorge (PCdoB).

Candidatos que ultrapassarem a linha de corte, considerando esse quociente eleitoral, poderão se eleger, já que as duas alianças ficarão com as maiores sobras do quociente eleitoral.

O partido ou coligação que obtiver a maior média recebe a primeira vaga disponível, desde que o candidato tenha recebido a exigência mínima dos votos citada anteriormente.

Aplicando ao exemplo citado acima, a Coligação A ficou com uma média de 833,3 e a B com 920. Como sobrou apenas uma vaga e a Coligação B  alcançou a maior média, será a que ficará com a vaga.

Se houver mais vagas, o cálculo deve ser repetido até todas as vagas serem preenchidas. Quando não existir mais partidos ou coligações com candidatos que obtiveram a quantidade de votos mínima exigida, as vagas serão ocupadas pelos partidos com as maiores médias, seguindo a ordem dos candidatos mais votados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.