Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Governo do Estado vai implantar mais 39 sistemas de abastecimento de água em municípios de menor IDH




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), assinou ordem de serviço para a implantação de mais 39 sistemas simplificados de abastecimento de água, em municípios maranhenses que registram os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao todo, o projeto contempla a instalação de 92 sistemas de abastecimento de água, sendo que há municípios que receberão mais de um implemento.

Com investimento da ordem de R$ 21 milhões, a ação é desenvolvida por meio do Programa Simpleágua, instituído pelo governo Flávio Dino, com o objetivo de levar água potável de qualidade às comunidades que ainda não usufruem desse benefício essencial. Visa, ainda, proporcionar mais saúde, qualidade do saneamento e dignidade às famílias maranhenses beneficiadas pelo projeto.

Entre os novos municípios contemplados com os sistemas simplificados de abastecimento de água estão Água Doce, Santana do Maranhão, Satubinha, Serrano, Itaipava, Araioses, Milagres do Maranhão, Arame, Brejo de Areia, Conceição do Lago Açu, Genipapo dos Vieira, e outros.

O titular da Sedes, Neto Evangelista, destacou a importância da iniciativa para a promoção e universalização do acesso à água potável. “Ter água de qualidade em casa é um direito dos cidadãos. E o governo Flávio Dino está trabalhando para ampliar esse importante serviço público e garantir às famílias melhorias à sua saúde e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, disse o secretário.

Ainda conforme Evangelista, a instalação dos sistemas de abastecimento vai beneficiar principalmente comunidades rurais, banindo definitivamente o árduo trabalho que muitos ainda enfrentam de carregar água de longas distâncias.

Segundo o gerente de Inclusão Socioprodutiva da Sedes, Martinho Andrade de Lima, o projeto de implantação dos sistemas já foi efetivado nos municípios de Belágua e Cajari, estando em fase de conclusão apenas os serviços para interligar a rede de distribuição às residências beneficiadas. Em Belágua, a implantação do sistema contempla cinco povoados, entre estes estão Pequizeiro, Santana dos Quirinos, Pilões, Estiva dos Josefas e Marajá. Em Cajari, a rede de abastecimento de água potável chegou às comunidades rurais de São José II, Porteira e Bolonha.

Já na segunda quinzena deste mês, será dado início à implantação do sistema no município de Marajá do Sena.

Os sistemas simplificados de abastecimento de água implantados pelo Governo do Maranhão nos municípios são compostos por um poço, reservatórios de água com estrutura de concreto, caixas d´água, redes de distribuição principal e secundária e ligações domiciliares.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.