Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Envie informações,denúncias para: vauney-10@hotmail.com ,(99) 9 8137 5569 / 91793374 ou 8416 7976, sua informação será analisada e depois poderá se tornar matéria.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Atuação articulada do Governo do Estado diminui número de focos de incêndio, diz Inpe




A atuação firme do Governo do Estado no combate aos focos de incêndio e queimadas florestais que atingem a região leste do Estado tem conseguido conter o avanço do fogo e evitar estragos ainda maiores para população da região. O Maranhão, que era o segundo lugar entre os estados da federação com maior número de focos de incêndio, conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), agora está em sexto lugar. A tendência é melhorar ainda mais, com a ação conjunta do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e do Centro Tático Aéreo (CTA).

O trabalho forte do Governo do Estado está apresentando excelentes resultados. O Maranhão saiu da 2° colocação em queimadas no Brasil para a 6° colocação hoje, segundo INPE. A cidade de Caxias já nem aparece mais no filtro entre os 30 municípios brasileiros com maiores focos de queimadas”, relatou, animado, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto.

Na quinta-feira (20), o Inpe identificou 1.855 focos de queimada no Brasil. No Maranhão foram 106 focos. Só a cidade de Caxias chegou a registrar a concentração de 619 pontos na sexta-feira (14), atualmente não aparece mais no ranking das 30 cidades.

O comandante dos Bombeiros explica que a queda no número de focos de incêndio aconteceu devido a ação emergencial e conjunta da gestão estadual. A região do cerrado recebeu reforço de novas guarnições do Batalhão de Bombeiros Ambiental de São Luís, com 79 bombeiros militares mobilizados nas guarnições de combate a incêndio florestal e nove viaturas dando apoio ao serviço, que conta ainda com 20 homens na reserva operacional pertencentes à escola de formação Tiro de Guerra (TG) de Caxias, além do suporte do CTA.

Desde o último sábado (15), dois helicópteros do CTA estão atuando na região de maior número de queimadas, reforçando o combate às queimadas. “Estamos aqui fazendo o levantamento dos focos e das zonas de capitação de água para fazer esse combate logo de imediato e de forma cirúrgica, agindo principalmente nas copas das palmeiras, onde que, em virtude dos ventos, está propagando o fogo e por conseguinte para auxiliar até na distribuição de alimentos”, explicou o comandante do CTA, coronel Ismael de Sousa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.