Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Envie informações,denúncias para: vauney-10@hotmail.com ,(99) 9 8137 5569 / 91793374 ou 8416 7976, sua informação será analisada e depois poderá se tornar matéria.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Agricultores familiares de Parnarama acessam crédito rural para desenvolver projetos


No município de Parnarama, na Região do Médio Parnaíba, 75 agricultores familiares, beneficiados com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), acessaram, em outubro e este mês, R$ 322 mil de microcrédito rural para financiamento de projetos.

O crédito é do programa Agroamigo, do Banco do Nordeste (BNB) que, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), realiza, nos municípios, mobilização dos agricultores para assinatura de contratos do crédito e prestação de assistência técnica.

Em Parnarama, um dos municípios maranhenses com grande destaque na operacionalização das linhas de financiamento de crédito rural, os agricultores buscam constantemente o acesso ao programa por acreditar na superação da pobreza a partir do desenvolvimento e da melhoria de vida no campo, com os investimentos na agricultura familiar. Com o financiamento, os agricultores têm até R$ 4 mil para investir em projetos de horticultura, criação de pequenos animais como galinhas, suínos, caprinos e ovinos e, ainda, aquisição de equipamentos agrícolas.

A Agerp, que compõe o Sistema da Agricultura Familiar, além de mobilizar os agricultores e facilitar o acesso ao crédito, realiza o acompanhamento direto do produtor com assistência técnica e extensão rural continuada. Em Parnarama, o Escritório Regional da Agerp de Timon é responsável pelas ações do acesso do agricultor ao crédito rural.

De acordo com o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça Correa, a parceria para casar crédito e assistência técnica deu certo para estimular o desenvolvimento da agricultura do Maranhão. “A assistência técnica é uma das políticas públicas que potencializa as demais políticas. Onde se tem assistência técnica, o índice de sucesso na produção é relativamente maior do que as que não possuem orientação técnica e quando a unimos ao crédito damos condições para o agricultor produzir com qualidade”, afirmou.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e BNB para facilitar o acesso do agricultor ao crédito agrícola. “O acesso ao crédito é um dos principais caminhos para desenvolver a agricultura familiar e o Governo do Estado, por intermédio da Agerp, leva assistência técnica que, junto com o acesso ao crédito, possibilita fortalecer as unidades de produção familiar”, informou o secretário Adelmo Soares.

O gestor Regional da Agerp de Timon, Aécio Borges, que atende o município de Parnarama, os agricultores familiares beneficiados com o Agroamigo recebem acompanhamento direto do órgão orientando-os na aplicação do recurso. “A Agerp entende que sem o fomento e assistência técnica o agricultor não tem como produzir. Então, essa parceria entre o BNB e Agerp garante que o agricultor tenha condições de produzir e investir”, ressaltou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.