Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Envie informações,denúncias para: vauney-10@hotmail.com ,(99) 9 8137 5569 / 91793374 ou 8416 7976, sua informação será analisada e depois poderá se tornar matéria.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Mutirão de consultas oftalmológicas beneficiará 1000 moradores de Belágua com doação de óculos



Dar dignidade a milhares de maranhenses é um dos objetivos fundamentais do Plano de Ações ‘Mais IDH’. Por meio da ação o Governo do Maranhão busca combater a extrema pobreza e a desigualdade social no Estado. Belágua, um dos 30 municípios beneficiados pelo Plano, recebeu, nos dias 27, 28 e 29 de outubro, mutirão de consultas oftalmológicas realizado pela Federação dos Empregados da Caixa (Fenae) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) que coordena o Plano, e da Secretaria de Saúde (SES), que disponibilizou os atendimentos.

A Fenae doou 1000 óculos (lentes e armação) para a ação, que serão distribuídos para os moradores da região. Os atendimentos aconteceram em Belágua e nos povoados de Vaca Velha, Deserto, Mosquito e Pequizeiro. Homens, mulheres, crianças e idosos foram atendidos pela equipe da Força Estadual de Saúde (Fesma), que realizou procedimentos de triagem, exame oftalmológico e distribuição de colírios.

De acordo com a coordenadora do Programa Movimento Solidário da Fenae, Denise Alencar, Belágua foi ‘adotada’ pela Federação desde 2015 e a mesma vem realizando diversos projetos em parceria com os programas do ‘Mais IDH’. “Já auxiliamos projetos na área da agricultura e piscicultura. Temos o intuito de nos envolver nos programas no âmbito da saúde. Começamos com o mutirão em que vamos distribuir 1000 óculos para os moradores de Belágua. Estaremos no município até 2020 e esperamos que, até lá, andemos de braços dados com o governo do Estado”, explicou a coordenadora.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, acompanhou a atividade no povoado Deserto. “A Fenae é uma das parceiras do Plano Mais IDH e vem realizando no município de Belágua ações que vão desde a agricultura familiar a entrega de óculos que aconteceram em breve. Essa parceria é um exemplo importante e através do qual o governo convida outras instituições da sociedade civil a se juntarem no Plano Mais IDH”, garantiu o secretário da pasta.

A previsão é de que os moradores do município recebam os óculos no mês de dezembro. Rose Santos, de 23 anos, dona de casa e moradora do povoado Mosquito foi atendida no mutirão e será beneficiada com seus óculos. A jovem, que sentia grande dificuldade para enxergar acredita que o mutirão aconteceu na hora certa. “Fazia tempo que vinha reclamando da vista cansada e de dificuldade para enxergar de longe, aqui na consulta descobri que tenho que usar óculos e ainda recebi um colírio para diminuir a vermelhidão nos olhos. Esse mutirão é muito bom, vai ajudar muito gente aqui que precisa”, declarou.

Já o lavrador José dos Santos, de 75 anos e morador do povoado Morro de Cazuza, sente muitas dificuldades para enxergar. “Essa consulta aqui é boa demais. Para enxergar as coisas é uma dificuldade, agora vou usar óculos e poder ver a vida melhor”, garantiu.

Moradores de povoados vizinhos também se deslocaram para as comunidades onde estavam acontecendo as consultas oftalmológicas. Esse foi o caso da lavradora Maria dos Santos de Araújo, de 48 anos que é moradora do povoado Jabuti e foi atendida no último dia de mutirão na comunidade Mosquito. “Eu já uso óculos há uns três anos, mas o meu quebrou. Tentei arrumar, mas não deu certo e estava ruim demais para mim, porque é difícil ler, assistir TV e até trabalhar sem meus óculos, mas agora, tudo vai melhorar”, disse.

Segundo a secretária-adjunta de Promoção de IDH, Loroana Santana, o município e seus moradores só têm a ganhar com ações conjuntas na região. “O governo do Estado demanda vários programas no município e a Fenae atua como nossa parceira potencializando as ações aqui na região. Nesse sentido, o mutirão oftalmológico acontece para beneficiar os munícipes por meio da parceria entre Fenae que disponibilizou os óculos, a SES, através dos profissionais da Fesma e da Sedihpop como agente coordenador do Plano Mais IDH e das ações que dizem respeito ao plano”.

Belágua é um dos 30 municípios beneficiados pelas ações do Plano Mais IDH e é contemplado pelos programas Escola Digna; Programa Brasil Alfabetizado (PBA); Minha Casa, Meu Maranhão; Força Estadual de Saúde (Fesma); Saneamento Básico Rural; Busca Ativa; Capacitação em Gestão Urbana; Assistência Técnica e Extensão Rural; Sistema Integrado e Tecnologias Sociais (Sistecs); Bolsa Escola – Mais Bolsa Família; e Abastecimento de água tratada com rede plena de distribuição.

MAIS AÇÕES DO PLANO MAIS IDH

Escola Digna – Os moradores do município de Governador Newton Bello, um dos beneficiados pelo Plano Mais IDH, recebeu visita do Governador Flávio Dino e equipe do governo do Estado para vistoria da Escola Municipal São José, no assentamento Santa Luzia. A unidade será entregue em dezembro e substituirá a antiga escola de taipa da comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.