Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Envie informações,denúncias para: vauney-10@hotmail.com ,(99) 9 8137 5569 / 91793374 ou 8416 7976, sua informação será analisada e depois poderá se tornar matéria.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Governo destaca ações do ‘Plano Mais IDH’ durante reunião com prefeitos eleitos e reeleitos dos municípios beneficiados



O governador Flávio Dino se reuniu, na quarta-feira (30), no Auditório do Palácio dos Leões, com os prefeitos eleitos e reeleitos dos 30 municípios beneficiados pelo Plano ‘Mais IDH’ para apresentação do panorama geral das ações que pretendem erradicar a extrema pobreza e dar dignidade a milhares de maranhenses. Durante a reunião, o governador Flávio Dino firmou parcerias e discutiu propostas para a melhoria dos Programas que compõem o Plano, além de estreitar laços com o poder municipal propondo a efetivação de um trabalho coletivo entre Estado e Município.

Na abertura, o governador pontuou a importância do encontro destacando avanços nestes dois anos de execução do Plano e reiterou a necessidade da parceria entre Estado e municípios. “É muito importante estarmos unidos aqui para tratar do Plano que passou por várias fases e tem como finalidade melhorar os indicadores sociais nas regiões atendidas com a execução de ações planejadas e que consideram as demandas mais urgentes da população”, analisou.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, apresentou aos prefeitos, o andamento das ações nos municípios que englobam os eixos: Educação; Saúde, Saneamento e Infraestrutura; Trabalho e Renda; e Gestão, Cidadania e Participação Popular. “Essa é uma reunião fundamental para apresentarmos aos novos prefeitos os resultados do trabalho que o Plano ‘Mais IDH’ vem realizando no Maranhão, e, ao mesmo tempo, consolidar parcerias para a segunda etapa do Plano que tem como foco a geração de produção e renda”, afirmou o secretário da pasta.

Durante a apresentação, o secretário Francisco Gonçalves destacou as ações no eixo educação que é composto pelos programas ‘Escola Digna’, ‘Sim, Eu Posso’, ‘Programa Brasil Alfabetizado (PBA)’, ‘Leitura no Campo’, e ‘Bolsa Escola (Mais Bolsa Família)’ que visam à erradicação total do analfabetismo no Maranhão. “Essa é a realidade de milhares de maranhenses e se reunirmos nossas forças, conseguiremos alcançar nossos objetivos”, enfatizou o secretário.

Para dar início a parceria entre governo estadual e municipal, a Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), lançou o Edital da ação “Mutirão Rua Digna” que acontecerá nos 30 municípios do Plano ‘Mais IDH’ e na região metropolitana de São Luís. A secretária da pasta, Maria Virgínia de Andrade apresentou aos prefeitos eleitos e reeleitos como será realizada a ação e como os municípios poderão auxiliar os moradores das diversas cidades a participar do mutirão.

Esta ação, além de gerar renda, pois vai aportar recursos financeiros nos municípios, irá realizar o calçamento, que é uma demanda da maioria da população, assim como auxiliar a mobilidade das pessoas e o desenvolvimento das cidades. Será um grande desafio que vamos superar com a parceria firmada com os prefeitos dos municípios que integram o Plano ‘Mais IDH’”, garantiu a secretária.

Para o secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, a reunião foi um momento importante pois permitiu que os prefeitos eleitos e reeleitos tivessem conhecimento sobre as ações do Plano ‘Mais IDH’. “O nosso objetivo é que com esta reunião, renovemos os compromissos do Governo do Maranhão com estes municípios para que nós alcancemos uma execução exitosa das ações do Plano”, assegurou o secretário da pasta.

Programas do Plano Mais IDH:

O Plano Mais IDH é composto por ações nos eixos de Educação; Saúde, Saneamento e Infraestrutura; Trabalho e Renda; e Gestão, Cidadania e Participação Popular e é composto pelos programas: Força Estadual de Saúde; Programa Escola Digna; Mobilização pela Alfabetização; ‘Sim, Eu Posso’; Cozinhas Comunitárias; Saneamento Básico Rural; Busca Ativa; Bolsa Escola – Mais Bolsa Família; Minha Casa, Meu Maranhão; Gestão Urbana; Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater); Feiras da Agricultura Familiar; Regularização Fundiária; Leitura no Campo; Qualificação Profissional; Maranhão, Desenvolvido, mais Justo e Solidário; Mutirão Mais IDH; Comitês municipais; Abastecimento de Água Tratada.

Os projetos são realizados pelas secretarias que compõem o Comitê Gestor, dentre elas estão, a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) que coordena o Plano; Secretaria de Saúde (Ses); Secretaria de Educação (Seduc); Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid); Secretaria de Agricultura Familiar (Saf); Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão(Caema); e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Municípios beneficiados pelo Plano Mais IDH:

Fernando Falcão, Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Satubinha, Água Doce do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, Arame, Belágua, Conceição do Lago-Açu, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Pedro do Rosário, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São João do Sóter, Centro Novo do Maranhão, Itaipava do Grajaú, Santo Amaro do Maranhão, Brejo de Areia, Serrano do Maranhão, Amapá do Maranhão, Araioses, Governador Newton Bello, Cajari, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão, São Francisco do Maranhão, Afonso Cunha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.