Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Governo do Estado garante estrutura para comercialização de agricultores familiares do Mais IDH




Sessenta e seis quilômetros é a distância percorrida pela população do município de Santa Filomena até Presidente Dutra para fazer a feira semanal. Na última quinta-feira (15) as famílias do município receberam com muita alegria a primeira feira realizada pelo Governo do Estado no município. As famílias que são atendidas pelos técnicos do Sistema SAF (SAF, AGERP, ITERMA), comercializaram pela primeira vez o resultado da produção em barracas novinhas entregues pelo Sistema.

Nosso governador entrou mesmo pra ajudar”, entusiasmada declarou Adriana Moreira do assentamento estadual Grota de Lage. Adriana levou para comercializar fava, azeite de coco, frangos, doce de leite, ovos, babaçu e vendeu todos os produtos levando para casa R$ 423,50. Com seu trabalho ela sustenta seus 4 filhos. “Agora tenho o sustento garantido de meus filhos porque tenho local e estrutura pra vender minha produção”, concluiu.


Santa Filomena faz parte do Programa do Governo do Estado, que tem o objetivo de alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 30 municípios de menor IDH, o Plano Mais IDH. No município são atendidos 100 famílias que recebem assistência técnica qualificada e contínua e, agora as famílias estão comercializando o excedente da produção numa estrutura adequada e com higiene. Foram entregues 10 kits feira que inclui barracas, balanças, jalecos, caixa de isopor, gaiola plástica para aves e treinamento de comercialização e higiene.

No município de Governador Newton Bello, 17 famílias comercializaram e arrecadaram cerca de 4 mil reais. Em Santa Filomena nove comunidades com16agricultores familiares participaram da feira e venderam aproximadamente 3 mil reais. Ao todo as duas feiras implantadas pelo Sistema SAF beneficiou 33 agricultores familiares e gerou cerca de 7 mil reais em comercialização.

É essa transformação que estamos realizando na agricultura familiar do Estado do Maranhão. O Sistema SAF presta assistência técnica, o agricultor produz para o sustento de sua família, além disso, oferecemos estrutura para comercialização do excedente oportunizando, qualidade de vida e dignidade”, enfatizou Adelmo Soares, secretário da SAF.

Santa Filomena é um município atendido pelo Plano Mais IDH, que já mostra grandes avanços na qualidade de vida das famílias. A equipe técnica que presta assistência e extensão rural são formidáveis, o resultado está visível com essa feira que tem muitos produtos e que está sendo prestigiada pela população. A produção das famílias do Mais IDH tem lugar e estrutura certa para comercialização”, concluiu Sebastião Vagner, gestor regional da Agerp de Presidente Dutra.

Eu tenho um restaurante na entrada da cidade e as vezes ando bastante à procura de um cheiro verde e não encontro. A realização das feiras aqui no município vai ser bom, não só pra mim, mas para todos os filomenenses. Eu serei uma cliente fiel”, sublinhou Vanusa Barros, moradora do município de Santa Filomena.

Além da comercialização, a população de Santa Filomena também recebeu atendimento da Força Estadual de Saúde. Teste de glicemia, aferição de pressão e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis foram algumas das orientações oferecidas pela Força. “Ações integradas como essa, que envolvem saúde, produção e renda, é que iremos alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano nos municípios mais pobres do Estado”, concluiu Anailde Everto, coordenadora do Mais IDH na SAF.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.