Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Governo constrói e reforma escolas em municípios com baixo IDH



Fachada da escola nova no município de São João do Caru. (Foto: Lauro Vasconcelos)

Com quase 17 mil habitantes, o município de São João do Caru ganhará o primeiro prédio escolar da Rede Pública Estadual. O Centro de Ensino Professora Conceição Brenha Raposo está em fase de acabamento e será entregue, em breve, pelo governador Flávio Dino à comunidade escolar caruense.
Na última semana o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, vistoriou o novo prédio, que tem oito salas de aula e atenderá mais de 600 alunos nos três turnos. Acompanhado pelo gestor da escola, Rivaldo Rodrigues da Silva, o secretário avaliou os serviços executados e conversou com técnicos que estão realizando a matrícula dos alunos para 2017.

A construção de um prédio próprio do Governo do Maranhão em São João do Caru e nos demais municípios onde não há escolas da rede representa o compromisso do governador Flávio Dino com a educação maranhense, que acumulou problemas ao longo de décadas. Além de proporcionar melhores condições para o ensino e a aprendizagem, esses prédios escolares irão impactar na qualidade da educação e na escolaridade dos municípios”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

O gestor Rivaldo Rodrigues ressaltou que a comunidade escolar está contente com a nova escola. “Está tudo novo, uma maravilha. A ansiedade dos alunos é impressionante, estão contato os dias. Isso é bom, porque eles irão chegar com todo o gás para as aulas neste ano”, realçou.

Ainda em São João do Caru, o secretário Felipe Camarão enumerou os investimentos do governo do estado no município, que integra o grupo de 30 cidades maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), beneficiadas pelas ações do Plano Mais IDH. “Além da escola, o Governo já entregou um ônibus escolar para o transporte de estudantes residentes na zona rural do município, trará o ‘Avança’ [Programa de Regularização de Fluxo Escolar], entre outras ações do ‘Escola Digna’, que irão elevar os indicadores educacionais. Tudo isso fruto do regime de colaboração entre Estado e município”, apontou.

Santana do MA

Anexo C.E São Francisco no povoado São João, em Santana do Maranhão , está em fase de conclusão da obra. (Foto: Lauro Vasconcelos)

Em Santana do Maranhão, na região do Baixo Parnaíba, o C.E. São Francisco está na fase final da obra de manutenção que garantiu a pintura do prédio, trocou as portas, as vidraças das janelas e toda a instalação elétrica, além de instalar ventiladores e bebedouro.

A escola, que funciona com Ensino Médio e turmas da EJA, atende 360 alunos nos turnos vespertino e noturno. Para Francisca Queirós, gestora auxiliar da escola, a obra de manutenção trouxe vida nova para a comunidade escolar que retorna às aulas no próximo dia 20 (segunda-feira). “Quando os alunos vieram fazer as matrículas, eles já ficaram muito entusiasmados em ver a escola com pintura nova, e mais estruturada. A gente via o brilho nos olhos deles. E com certeza, isso mexe muito na autoestima da comunidade escolar”, enfatizou Francisca Queirós.

Além da reforma, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) está construindo o Anexo do C.E. São Francisco no povoado São João, a 50 quilômetros da sede.

O prédio moderno tem 08 salas, e vai beneficiar cerca de 250 alunos de comunidades rurais de Santana do Maranhão, que atualmente estudam no C.E.M. Castro Alves, em salas cedidas pelo município. A construção do anexo está em fase de acabamento.

O Subsecretário de Educação, Danilo Moreira, que representou o Secretário Felipe Camarão, em visita na região, deixou uma mensagem do governo. “Na contramão do que acontece na maioria dos estados, onde os governos não estão conseguindo investir em educação, nem pagar professores em dia, o governador Flávio Dino tem feito um esforço gigantesco para melhorar a qualidade do ensino no Maranhão, com melhorias salariais, ouvindo os professores para buscar melhorias na sala de aula, e reestruturando os prédios escolares, que são patrimônio de cada maranhense. E aqui, este prédio está à disposição dos alunos de Santana do Maranhão, por isso o pedido do governo é que cada aluno cuide dessa escola como um bem seu, que é comum a todos”, pontuou Danilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.