Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Envie informações,denúncias para: vauney-10@hotmail.com ,(99) 9 8137 5569 / 91793374 ou 8416 7976, sua informação será analisada e depois poderá se tornar matéria.

quinta-feira, 2 de março de 2017

‘Carnaval de Todos’ deixa saudades e cria expectativas para o ano que vem



Ao som de Zeca Baleiro e convidados, nem mesmo a chuva forte foi capaz de espantar a multidão alegre e colorida do mais novo circuito carnavalesco ludovicense. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

O ‘Carnaval de Todos‘ mal terminou e já está deixando saudades, foram quatro dias de muita diversão que fizeram a alegria dos foliões. Para que o público estivesse preparado em brincar durante o período carnavalesco, o Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís, com mobilizações de vários órgãos e secretarias ligadas a cultura, turismo, saúde e segurança, vinham realizando o ‘Pré-Carnaval de Todos’, para que a população entrasse no clima.

Bloco de Samba desfilando na passarela durante o
Carnaval de Todos 2017. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)
O Carnaval de Todos atraiu maranhenses e turistas como é o caso do carioca Paulo Bahia que em sua primeira viagem a São Luís, pode prestigiar um pouco mais da cultura local. “É a primeira vez que venho a São Luís e confesso que estou surpreso, em todos os lugares existe a violência e aqui me sinto seguro devido ao grande número de policiais. As apresentações foram fenomenais, tudo com muita paz e tranquilidade”, disse o carioca.

A baiana Francisca Silva disse que não vê a hora de voltar ao Maranhão durante o período carnavalesco no ano que vem, pois se sentiu tranquila por onde passou. “As brincadeiras foram simplesmente maravilhosas, apesar da Bahia ser conhecida pelo Carnaval, lá não é tão divertido quando se trata de segurança. O Maranhão está no meu roteiro para o ano que vem, pois o povo é acolhedor e a cidade estar totalmente limpa apesar de ser um período festivo”, afirmou Francisca Silva.

O Bloco dos Ritmistas da Madre Deus marcou
 presença no ‘Carnaval de Todos 2017’. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)
Durante as prévias o Canto da Cultura (cruzamento da Rua Portugal com a Rua da Estrela) no Centro Histórico de São Luís, e outros pontos da cidade como a Praça Nauro Machado, Praça da Saudade, Lagoa da Jansen e Espigão Costeiro, receberam programações especiais de forma totalmente gratuita para que o público criasse expectativas para o “Carnaval de Todos”.

Os espaços ligados à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), como a Biblioteca Pública Benedito Leite também receberam uma programação específica de Carnaval voltada principalmente ao público infantil, com diversas atividades culturais e interativas para crianças de todas as idades. O objetivo da Biblioteca Pública Benedito Leite foi oferecer conhecimento com descontração, fazer com que as crianças se divertissem, mas ao mesmo tempo conhecessem sobre a cultura do seu povo, aproveitando a ludicidade oferecida pelo período carnavalesco.

Programação do ‘Carnaval de Todos 2017’
 no Laborarte. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

Durante o “Carnaval de Todos” foram mais de 200 atrações entre elas: blocos tradicionais, alternativos, afros e organizados, grupos de Tambor de Crioula, desfile das escolas de samba e shows de artistas locais. A programação começou e terminou mais cedo, para que as pessoas pudessem brincar com mais tranquilidade e curtir as várias manifestações da cultura maranhense.

A cantora e compositora Teresa Canto expressou seu sentimento de saudade do ‘Carnaval de Todos’, já que para esta foi uma oportunidade para que os artistas maranhenses se mostrassem mais e apresentassem os seus trabalhos.

Em cada apresentação o público vem com uma pulsação diferente, apesar de sabermos que tem turistas nas festas sabemos que quem faz mesmo os eventos é o povo maranhense. Sobre o “Carnaval de Todos” nós artistas nos sentimos valorizados, percebemos que o povo vinha às ruas mesmo nesse período chuvoso, só queremos segurança e tranquilidade”, ressaltou a cantora.

Governador Flávio Dino prestigia programação do
 ‘Carnaval de Todos 2017’ na Passarela do Samba.
(Foto: Handson Chagas/Secap)
Luciana Pinheiro uma das vocalistas do Grupo Terreiro de Oyó, disse que o carnaval deste ano teve um investimento e um esforço maior por parte do Estado, para oferecer justamente ao público o que ele precisa. “Esperamos que ano que vem essa ideia em atrair a população aos espaços públicos seja mantida, esperamos que no Carnaval de 2018 outros artistas também venham fazer parte desta maravilhosa festa e sintam essa energia”, disse a cantora.

Este ano o ‘Carnaval de Todos’ foi realizado no Ceprama, Passarela do Samba, bairro Madre Deus (Praça da Saudade, Praça São Pantaleão, Largo do Caroçudo e Praça da Saudade), na Praça da Lagoa com programações infantis e no circuito Beira Mar que foi uma novidade, para que o público aproveitasse as apresentações e contemplasse a paisagem, além de valorizar um dos cartões postais mais famosos do Maranhão.

O último dia de festa foi realizado nesta terça-feira (28), que reuniu milhares de pessoas principalmente no circuito Beira Mar, com a apresentação do Bloco do Baleiro. O cantor maranhense Zeca Baleiro subiu ao palco juntamente com os seus convidados: Chico César, Fafá de Belém, Dj Ademar Danilo, Dj Jorge Choairy, Criolina, Patativa, Juca do Cavaco, Luís Claudio e muito mais. Com um repertório mais abrangente, Zeca e seus convidados cantaram e tocaram musicas conhecidas pelo público, misturando os mais variados gêneros musicais.
Programação do ‘Carnaval de Todos 2017’
no Laborarte teve a constante presença da Polícia para
oferecer segurança aos foliões. (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

A ideia em do Bloco do Baleiro finalmente foi concretizada pelo Governo do Maranhão e pela Prefeitura de São Luís com o patrocínio da Skol, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão. Já que o cantor sempre sonhou em fazer um grande baile em um caminhão, uma jardineira, como os que deram origem aos trios elétricos, no circuito entre as praças da Casa do Maranhão e Maria Aragão.

Os finais de semanas do mês de fevereiro foram uma oportunidade para quem trabalha com vendas informais movimentarem a economia, além de obterem um lucro extra. O comércio informal de alimentos e de produtos carnavalescos ficou aquecido com a programação do Governo do Maranhão.

Em parceria o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís planejaram com antecedência as ações de apoio que garantiram conforto no acesso e segurança nos locais e pontos de concentração das brincadeiras carnavalescas. Para que os brincantes se divertissem com mais tranquilidade foram realizadas barreiras em pontos estratégicos para que a polícia realizasse a revista de forma minuciosa para garantir a tranquilidade de todos durante o evento. Além do Policiamento Militar do Maranhão (PMMA), o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) esteve à disposição da população, que também contou com os trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.