Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

segunda-feira, 20 de março de 2017

Governador Flávio Dino lança ‘Projeto Xadrez nas Escolas’ ao lado do bicampeão Rafael Leitão




Para fortalecer o esporte educacional na rede pública estadual, o governador Flávio Dino lançou, na manhã desta segunda-feira (20), o ‘Projeto Xadrez nas Escolas’, no Centro Educacional (CE) Colégio Militar 2 de Julho. Ao lado do bicampeão mundial e mestre enxadrista, Rafael Leitão, que será o grande parceiro do projeto, o governador reiterou a importância do esporte para os estudantes e para o fortalecimento da educação no Maranhão.

Esse projeto é importante para melhorar a educação do nosso estado. A prática esportiva é um direito, xadrez é praticado mundialmente como instrumento importante para qualificação da população e nós temos o privilégio de ter um campeão mundial de xadrez aqui do Maranhão e o projeto vai ser um grande sucesso”, destacou o governador Flávio Dino que, com Rafael Leitão, jogou uma partida de xadrez com os alunos.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Rafael Leitão, o ‘Xadrez nas Escolas’ começará, primeiramente, em oito escolas da rede estadual, como um projeto piloto, atendendo cerca de 800 alunos, na faixa etária de 7 a 14 anos. Para o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, esta será uma oportunidade de mudar a vida de muitos alunos, que terão, através do xadrez, um novo olhar sobre o mundo.

É um dia de muita alegria, poder fazer o reconhecimento a um bicampeão mundial, maranhense, aqui na Escola Militar, dando início a esse projeto grandioso, no esporte educacional na área de xadrez, que vai servir, acima de tudo, para fazer com que o esporte educacional venha a ter o destaque que merece, que os nossos alunos venham a melhorar a concentração, gastar a energia em coisas positivas. Enxadrista como é, o governador está muito feliz”, defendeu o secretário Felipe Camarão.


Presente à solenidade de lançamento do projeto, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior falou sobre mais esta iniciativa positiva coordenada pelo Governo do Estado. “Cumprimento o governador Flávio Dino por mais esta experiência positiva que contribui para o desenvolvimento da educação em nosso estado. Por meio desse esporte os alunos estão desenvolvendo novas habilidades, buscando novos caminhos para o convívio social e também fortalecendo a sua formação como cidadãos”, destacou o prefeito Edivaldo.

O projeto será acompanhado diretamente pelo mestre enxadrista, que será o coordenador do projeto. No início deste ano, foi realizada a capacitação dos professores e gestores que contribuirão com o desenvolvimento do projeto em suas escolas. Durante a capacitação, os educadores receberam informações básicas sobre o xadrez desde a história, a filosofia do esporte, o sentido do jogo, as contribuições para o desenvolvimento do raciocínio, e, principalmente, sobre as regras e os detalhes de uma partida de xadrez.

Sentimento de um sonho realizado. Já fizemos a capacitação dos professores e agora finalmente o xadrez está nas escolas. É uma felicidade muito grande ver que o projeto está funcionando, com todos os professores e alunos entusiasmados. É muito emocionante desenvolver esse projeto em meu estado”, relatou o mestre enxadrista, que ainda continuou: “Quando eu olho o pátio cheio de crianças, me lembro da época em que comecei a jogar, pois eu também jogava muito na escola.

´´Realizei alguns sonhos dentro do tabuleiro e esse é um sonho que estou realizando fora do tabuleiro, que só foi possível porque o governador Flávio Dino é um amante do jogo, joga e joga muito bem, e por conhecer os benefícios que o jogo pode trazer para as crianças, ele abraçou a ideia e pudemos fazer esse projeto. Um projeto como esses é único e acredito que o Maranhão será grande referencial nisso”.


Durante o lançamento do projeto, Flávio Dino e Rafael Leitão deram uma pequena amostra da atuação no xadrez, em uma partida com os alunos. Maria Eduarda, de 16 anos, estudante do 2º ano Ensino Médio, fez dupla com o governador: “Esse projeto é muito bom, é algo que vai nos ajudar muito. ``

´´Quando entrei na escola, no ano passado, eu já jogava e foi algo que senti muita falta, porque ajuda muito na concentração, ajuda em matemática que é uma matéria muito difícil e exige muito raciocínio. É muito emocionante esse projeto, porque ser acompanhada pelo Rafael Leitão é algo muito incrível, porque ele é muito, muito bom. Jogar com o governador foi muito legal porque ele joga muito bem e é muito gente boa”, opinou a estudante.

Início dos projetos

As aulas inaugurais, que estão sendo ministradas pelo próprio Rafael, iniciaram desde o último dia 14, na U.I. Maria Firmina dos Reis. Nos dias 16 e 17, ocorreu nos Centros de Ensino Sagarana II e Estado do Mato Grosso, respectivamente. Nesta segunda-feira (20) foi no C.E. Colégio Militar 2 de Julho; dia 24 de março no C.E. Barbosa de Godois; 27 de março no U.I. Jackson Lago; dia 28 será no C.E. Estado do Rio Grande do Norte e dia 30 de março será lançado no Cintra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.