sábado, 22 de abril de 2017

Moradores de Arame contemplados com serviços da ‘Caravana Governo de Todos’




O município de Arame está no cronograma da terceira edição da ‘Caravana Governo de Todos’. A iniciativa do Governo do Estado promove uma série de serviços nas áreas da saúde, assistência social, cidadania, infraestrutura, educação, saneamento básico, esporte e muitos outros, em cidades do interior do Maranhão incluídas no Plano Mais IDH. Arame foi a primeira a receber a visita das equipes do programa, nesta quinta-feira (20), que contou com presença do governador Flávio Dino, abrindo oficialmente o evento. Ao todo, 11 municípios estão sendo contemplados com as ações desta edição da Caravana, que prossegue até dia 22 de abril.

Estamos felizes em entregar aqui esse conjunto de equipamentos, promover essa série de importantes serviços em um sistema de mutirão e garantindo a esta população o acesso a cidadania, ações de saúde e assistência social. Com essa e outras iniciativas vamos prestando relevantes serviços e contribuindo para o desenvolvimento do município”, destacou o governador Flávio Dino.

Na ocasião, o governador anunciou a construção das estradas ligando Arame a Santa Luzia e Paulo Ramos a Arame, com previsão de início das obras para o segundo semestre deste ano; e mais 40 quilômetros de asfalto para a estrada de Grajaú a Arame, cujos serviços iniciam este semestre. “É uma prioridade do nosso Governo promover essas melhorias em infraestrutura na cidade”, enfatizou.

A prefeita da cidade, Jully Hally Alves de Menezes, destacou como muito significativa essa parceria com o Estado, considerando as ações da Caravana como de primeira necessidade para a população. “A programação foi muito bem escolhida e atende uma série de demandas das comunidades. Não podíamos deixar de garantir para nossa cidade este importante programa. O Governo está de parabéns por oportunizar essa ação aos municípios e por fortalecer o trabalho parceiro com as prefeituras”, enfatizou a prefeita.

Os serviços da ‘Caravana Governo de Todos’ em Arame atenderam a população dos povoados Calumbi, Buretas, Cajazeiras, Vila Nonato e Zutiua, beneficiando mais de 1,1 mil famílias, além de 60 comunidades indígenas. A agenda teve início às 8h, com serviços na área de cidadania oferecidos pelo Viva, onde foi disponibilizado ao público emissão de documentos pessoais como RG, certidão de antecedentes criminais, inscrição e consulta ao CPF. Também foram oferecidos serviços do Balcão do Cidadão como emissão de boletim de ocorrência e consultas ao NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família, dentre outros.

Atendimentos em saúde

Equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma) realizaram consultas e exames durante o evento. A Fesma é uma força-tarefa que atua em regiões com maior demanda em saúde, tendo como objetivo diminuir a mortalidade infantil entre crianças de zero a um ano de idade; a mortalidade materna no parto; as internações por diabetes e hipertensão; e trabalha ainda identificando e tratando casos de hanseníase. As ações da Fesma têm resultado em curto e médio prazo, atendendo milhares de pessoas.

A recepcionista Daniele Alencar aprovou a iniciativa e considerada uma boa oportunidade para quem mora na região. “A Caravana trouxe serviços que antes não eram acessíveis. As vacinas, por exemplo, nem todos os tipos chegam ao posto daqui, mas com esse programa, vieram todas as que eu precisava e, além disso, aproveitei outros serviços. Muito boa essa oportunidade”, disse.

Em reforço à saúde no município, o governador fez a entrega de uma ambulância que será utilizada para transferência de pacientes entre unidades no próprio município ou para regiões adjacentes. O veículo pode ser utilizado como unidade básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA) e é equipado com maca, duas pranchas, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. No total, o Governo já entregou 35 novas ambulâncias aos municípios maranhenses.

As famílias de agricultores familiares foram beneficiadas com a entrega de 10 barracas de feira, um trator e 23 cisternas do programa ‘Segunda Água’, que vai tornar possível a criação de aves (avicultura) e suínos (suinocultura) e a produção de hortas. O lavrador José Frazão Sales parabenizou o programa por incluir benefícios à comunidade produtora. “Muita coisa aqui nós não temos e o que veio com esse programa vai ajudar muito quem é pequeno agricultor. Esse apoio é muito importante”, enfatizou.

Os agricultores foram contemplados ainda com a distribuição de 10 kits de feira composto por barracas, balança eletrônica, caixa de isopor, caixa plástica vazada e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). No município, o Governo do Estado construiu 70 cisternas, sendo 40 de caráter produtivo. A meta é entregar 90 até o final deste mês, beneficiando mais de 180 pessoas.

Educação e cidadania

Aprendizado, leitura e diversão para crianças e jovens de Arame com a entrega de kits do programa ‘Arcas das Letras’. O projeto incentiva a leitura no campo e integra o eixo de educação do Plano Mais IDH. A arca é composta por uma mini biblioteca móvel e acervo de 240 livros.

Com a nova sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), a população cadastrada nos programas de transferência de renda, como Bolsa Escola e Bolsa Família, terão atendimento personalizado com a inauguração do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). A nova sede é toda estruturada, equipada e adequada para suprir a demanda de ações da Assistência Social no município.

Nossa cidade é muito carente de infraestrutura, de um monte de coisas e com a Caravana a gente teve condições de resolver muita coisa, principalmente na saúde. Espero que melhore ainda mais, porque nossa região precisa”, disse a comerciante Célia Regina. Uma programação cultural com apresentação do grupo de dança ‘Cacuriá de Dona Teté’ animou o público que foi aproveitar o dia para usufruir os diversos serviços oferecidos no evento. Vistorias em obras do programa ‘Mais Asfalto’ e entrega de 2.500 uniformes escolares também fizeram parte das ações da ‘Caravana Governo de Todos’ na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.