Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

sábado, 27 de maio de 2017

“Entrega de ambulância pelo Governo do Maranhão mostra força diante da crise nacional”, diz vice-prefeito de Grajaú




Mais seis cidades e o Hospital do Câncer já contam com ambulâncias novas e totalmente equipadas para atender de forma adequada a população. Os sete veículos foram entregues nesta sexta-feira (26) pelo governador Flávio Dino, durante cerimônia no Palácio dos Leões.

Uma das cidades contempladas nesta sexta-feira foi Grajaú. O vice-prefeito Gleison Torres disse que a cidade estava “com um déficit muito grande e se trata de uma enorme ajuda”. Ele afirmou que “frente ao cenário nacional de dificuldades econômicas, a gente está com o nosso Governo [do Estado] forte, demonstrando isso através dessas ambulâncias”.

O Governo do Maranhão vem entregando as ambulâncias para ajudar a recompor o sistema de saúde pública em todas as cidades do Estado. Com a entrega de desta sexta-feira, já são 77 veículos entregues aos municípios desde o início do ano.

É uma ambulância entregue a cada dois dias. A meta é chegar a 200 veículos até o fim deste ano. E a todas as 217 cidades serão atendidas até 2018.

O governador Flávio Dino ressaltou a importância das ambulâncias para a integração da rede de saúde maranhense. “É um modo de parceria com os municípios neste momento de crise nacional. Mostra que o Governo do Maranhão está preocupado em, além de cumprir suas obrigações, ajudar os municípios”, disse Flávio.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, diz que este é “um trabalho de fôlego e de muita coragem do governador”, já que se trata do maior programa para melhorar o transporte de pacientes na história do Maranhão.

Infelizmente, durante muito tempo, os municípios transportaram os pacientes em meios inadequados. Alguns faziam em carros particulares, em qualquer tipo de condição. Com a entrega das ambulâncias, a gente reorganiza essa rede, dando mais qualidade e segurança aos pacientes e aos profissionais”, acrescentou.

Foram investidos R$ 1,12 milhão para aquisição dos sete veículos entregues nesta sexta-feira. Os municípios contemplados nesta etapa foram Nova Iorque, Lajeado Novo, Pedro do Rosário, Boa Vista do Gurupi, Feira Nova do Maranhão e Grajaú, além do Hospital do Câncer.

Os equipamentos

As ambulâncias têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo. Ainda na lista de equipamentos, as ambulâncias contam com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

As ambulâncias são equipadas com sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.