sábado, 10 de junho de 2017

Ambulância entregue pelo Governo do Maranhão traz “muita alegria para o povo”, diz prefeito de São Roberto




O governador Flávio Dino entregou nesta sexta-feira (09) mais seis ambulâncias para a população maranhense. Já são 92 veículos desse tipo entregues somente neste ano. A medida faz parte da reestruturação do sistema de saúde do Maranhão.

As cidades beneficiadas desta vez foram Brejo, Sucupira do Riachão, São Roberto, Santo Amaro e Presidente Dutra. A rede estadual de saúde de Itapecuru também recebeu uma ambulância.

O prefeito Raimundo Gomes de Lima, de São Roberto, recebeu o veículo e ressaltou a importância do veículo para a cidade, que está incluída no Plano Mais IDH, que busca melhor os indicadores sociais dos 30 municípios mais carentes do estado.

É muita alegria para o povo. Amanhã (sábado) estou com essa ambulância lá, mostrando ao nosso povo, que vai fazer uma grande festa”, afirmou o prefeito.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que o Governo quer chegar ao fim do ano com os 217 municípios contemplados, “reorganizando a malha sanitária do estado, que estava muito precária”.

Ao longo do tempo, os municípios foram perdendo a capacidade de adquirir esses veículos. O transporte entre os hospitais estava acontecendo de forma precária. Com esses veículos, a gente traz mais segurança aos pacientes e também ao corpo clínico que faz esse transporte”, disse o secretário.

As ambulâncias

 As ambulâncias têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo. Ainda na lista de equipamentos, as ambulâncias contam com respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

Os veículos são equipados com sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico. Foram investidos R$ 960 mil nos seis veículos entregues nesta sexta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.