Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Em povoados de Aldeias Altas, governador entrega mais duas escolas dignas e muda realidade de crianças




Alegria estampada no rosto e o coração cheio de orgulho: esses eram os sentimentos predominantes nas comunidades Pé do Morro e Laranjeiras, povoados de Aldeias Altas, durante a inauguração de duas escolas dignas no município, entregues pelo governador Flávio Dino, na tarde deste sábado (24). Os novos prédios escolares construídos abrigarão as escolas municipais Dioclesiana de Morais Silva e Antônio Gonçalves Dias e darão novo sentido ao dia a dia de aproximadamente 150 crianças que estudam nas duas escolas.

O governador Flávio Dino destaca que a entrega de cada escola representa a junção da teoria com a prática, ao conseguir executar o maior programa educacional da história do Maranhão. Em Aldeias Altas, cidade que compõe o Plano Mais IDH, um conjunto de investimentos tem sido feitos no sentido de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano e qualidade de vida da população, por isso, além das escolas entregues ao município, outros programas como o "Sim, eu Posso", de alfabetização, tem transformado a realidade local.

"Todos dizem que a educação é prioridade e o nosso governo está mostrando que é possível, com seriedade e boa aplicação dos recursos que temos, apesar da crise aguda, obter bons resultados. Quando chegamos em povoados como esses, distantes da sede do município, deixamos plantada a semente do hoje e do amanhã. Trouxemos água, escola, motivação para a comunidade escolar, trazendo direitos e a presença do Governo. Significa que nós estamos no caminho certo, possibilitando que esses meninos e meninas possam realizar os seus sonhos, e isso é o mais importante. O futuro de meninas e meninos é definido aqui e é por isso que a gente faz questão de que seja um prédio bonito, para se sentirem bem, se sentirem estimulados e respeitados desde crianças", destaca o governador Flávio Dino, certo de que a gestão vem sendo conduzida com respeito aos diretos de todos, com olhar atento aos mais fragilizados.

Em Pé de Morro, o novo prédio é a concretização de um sonho. O professor Antônio Mário Silva Lima conta que a escola estava funcionando em uma igreja que durante a semana cedia o espaço para que as crianças pudessem assistir aula. "Quando nossa escola foi derrubada, passamos para a igrejinha. Antes era uma escola 'tampada' de talo e barro, só tinha a cobertura de telha. Não oferecia conforto algum. Como professor desta escola estou feliz demais porque vou trabalhar em uma escola tão linda e maravilhosa. Era o sonho dessa comunidade receber uma escola como essa, e, hoje, estamos realizando. Para nós representa tudo", disse emocionado o professor.

Ao chegar ao povoado, a nova escola se destaca em meio às demais construções do local, todas formadas por casas de paredes de barro e cobertura de palha, popularmente conhecidas como 'casas de taipa'. E foi essa nova realidade que a ex-moradora do Pé do morro, Alcilene Ferreira, encontrou ao chegar ao povoado. Ela, que nasceu na comunidade e foi uma das primeiras alunas da escola, afirma que quando soube da entrega do novo prédio, fez questão de ir prestigiar. "Quando eu fiquei sabendo que hoje essa escola seria inaugurada, eu não poderia deixar de estar aqui presente. Para mim foi motivo de muita alegria chegar e ver a escola como está. Chorei no meu íntimo, porque para mim isso aqui é uma maravilha. O lugar que a gente nasceu a gente nunca tira do coração", declarou com a voz embargada.

Laranjeiras foi o povoado em que nasceu o poeta Gonçalves Dias, escritor imortal pela produção literária. A escola, que há anos atendia a população, não correspondia ao exemplo que o escritor maranhense é para as crianças que lá estudavam. Já acostumados com o espaço que não oferecia praticamente nenhuma condição para o aprendizado, os estudantes da escola que homenageia Antônio Gonçalves Dias não escondiam a admiração com o novo prédio que foi erguido ali, no meio da comunidade Laranjeiras.

A pequena Lohane Araújo, de seis ano, era só alegria. "Estudar aqui era muito ruim, aqui a gente não tinha banheiro, aqui não tinha muito espaço pra gente brincar e a escola nova que a gente está recebendo é muito linda e muito boa, agora a gente tem muito espaço e agora eu quero aprender a ler e a escrever", contou a menina, que estudava numa estrutura improvisada, com cobertura de palha e numa única sala, assistia aula junto com os alunos de todas as séries. Os novos prédios contam com duas salas de aulas, cantina, banheiros, secretaria e pátio. Uma estrutura realmente digna para assegurar o aprendizado dos meninos e meninas.

O prazer de ter água em casa pela primeira vez

Além da escola, os dois povoados receberam sistemas de abastecimento de água que vai beneficiar toda a população. A comunidade de Pé do Morro, por exemplo, que antes precisava andar 3km para buscar água para o dia a dia, foi beneficiada com um poço artesiano, que está sendo encanado para levar água diretamente para as casas. Para seu Antônio Silva, nascido e criado no povoado, o momento era de dupla satisfação: ver a nova escola que dois de seus filhos agora estudarão e ter pela primeira vez água dentro de casa, saindo da torneira. "Estamos muito felizes porque a água aqui era muito difícil. No verão é muito dispendioso porque pra pegar água era muito longe. Hoje, com a chegada desse poço, a gente se sente muito feliz porque é uma mudança pra melhor. Ter água em casa é um sonho", falou o morador.

"O Programa Escola Digna tem essa missão de espalhar a boa educação e de levar dignidade para comunidades antes tão esquecidas. O trabalho não para por aqui. Levamos a escola, levamos assessoria técnico-pedagógico para contribuir com esses municípios, para que eles consigam melhorar a qualidade da educação pública ofertada, mas também levamos água, uma necessidade tão básica, mas que muitos ainda encontram-se desassistidos em nosso estado. É muito gratificante trabalhar em um governo que tem mudado dia, após dia, a realidade de milhares de pessoas em todo canto do Maranhão", defendeu Felipe Camarão.

Apoio aos municípios

O programa Escola Digna no eixo de substituição dos espaços improvisados por estruturas de alvenaria são um dos apoios aos municípios, com a construção de escolas municipais, que são entregues às prefeituras, responsáveis pela manutenção. O prefeitos de Aldeias Altas agradeceu o investimento que o município vem recebendo e que vem garantindo dias melhores ao povo. "Aldeias Altas está de parabéns, hoje após a visita do governador o Estado temos mais educação. O município de Aldeias Altas só tem a agradecer os investimentos", pontuou.




antiga escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.