Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Envie informações,denúncias para: vauney-10@hotmail.com ,(99) 9 8137 5569 / 91793374 ou 8416 7976, sua informação será analisada e depois poderá se tornar matéria.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Inauguração da rede Maranet beneficia mais de 30 mil pessoas em Pindaré-Mirim




Com uma população superior a 30 mil habitantes, Pindaré-Mirim passou a contar, desde a última sexta-feira (16), com mais um ponto da rede de internet grátis do Maranhão (Maranhão). O dispositivo que possibilita o acesso foi instalado na Praça Guajajaras e sua inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, do deputado estadual Bira do Pindaré, e do prefeito da cidade, Henrique Salgado. Também participaram do evento o secretário-adjunto da Secti, André Bello, o pró-reitor de Planejamento e Gestão do Iema, Emanuel Denner, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Pindaré, Antônio Pestana, e a miss Pindaré, Tâmara Verde.

A internet é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e nós estamos tornando esse direito uma realidade para a população de vários municípios maranhenses. Logo teremos as inaugurações da Maranet em Arari, Caxias e na Praça Deodoro, em São Luís”, disse Jhonatan Almada.

Vai ser muito bom para a população humilde da cidade”, comentou a dona de casa Fidelina Damasceno Henrique. Para Marcele Silveira (19), a Maranet vai impactar principalmente a vida dos jovens que, segundo ela, agora poderão aproveitar oportunidades. “Será muito bom para quem não tem internet em casa. Agora eles poderão aproveitar oportunidades como se inscrever no Enem.

O deputado Bira do Pindaré falou da importância da internet para o desenvolvimento das cidades e para o combate à exclusão digital, de modo especial no Maranhão. O parlamentar lembrou que, apesar da crise, o governo Flávio Dino tem se esforçado para garantir esse benefício à população. “Trouxemos o Iema, estamos recuperando o Engenho Central e continuamos batalhando pelo ‘Mais asfalto’. Tudo isso é importante, mas faltava a internet gratuita”, destacou o parlamentar.

Para o prefeito da cidade, ao receber a Maranet, Pindaré virou uma referência, pois, de acordo com o político, é a única cidade do Vele do Pindaré a contar com um ponto da rede. “Por meio do secretário Jhonatan Almada e do deputado Bira do Pindaré agradeço ao governador Flávio Dino por essa iniciativa.

Na opinião do gestor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade plena de Pindaré, Franck Oliveira, a Maranet será um marco na história da cidade, principalmente porque, segundo Oliveira, grande parte da população da cidade não tem acesso à net. “Sem sombra de dúvida é de grande importância por conta da inclusão social que se dará na cidade. Com a Maranet, uma gama de pessoas que não acessavam a internet agora passa a contar com este equipamento público.

Saiba mais

A rede de internet grátis do Maranhão (Maranet) integra o programa 'Cidadania Digital' do Governo do Maranhão, que conta ainda com o ‘Ponto do Saber’. O Wi-Fi Grátis começou a ser instalado em São Luís em 2015. Na capital maranhense há pontos nos bairros Anjo da Guarda, Cidade Operária e Cento Histórico;

A Maranet consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em praça pública, feiras livres e em algum local que possibilite a participação da população como associação de moradores. Na modalidade totem, o primeiro ponto da Maranet a ser instalado pelo Governo do Maranhão foi o do município de Vitória do Mearim, o que este ano;

O 'Ponto do Saber' consiste na instalação e disponibilização de internet gratuita em escolas, associações ou outro espaço físico mediante acordo prévio com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti);

Uma das condições básicas para a instalação do 'Ponto do Saber' é que o local deve ser aberto ao público. O dispositivo público se distingue pela oferta de cursos gratuitos à população como o de informática básica. Serve ainda para a realização de pesquisas e estudos;

O primeiro 'Ponto do Saber' instalado pelo Governo do Maranhão está no Convento das Mercês, em São Luís. Foi inaugurado em 2016. Centenas de pessoas já passaram pelo ‘Ponto’ no Convento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.