Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

terça-feira, 13 de junho de 2017

Maranhão ocupa sexta posição no ranking nacional de vacinação contra a gripe



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mobilizou os 217 municípios para Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Como resultado, o Maranhão saltou da 22º posição no ranking nacional, no início da campanha e, agora, ocupa a sexta colocação nacional entre os estados com melhor indicador de vacinação. O estado, até o momento, aplicou 1.333. 891 doses da vacina, o que equivale a 88,15% do grupo prioritário.

Com o resultado da mobilização junto às 19 Unidades Regionais de Saúde, municípios e profissionais de saúde, para reforçar a vacinação, estamos entre os seis estados da federação com o melhor indicador de vacinação contra a influenza. Adotamos medidas de reforço da mobilização, principalmente, para evitar casos graves nos grupos mais vulneráveis”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

De acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até esta segunda-feira (12), 173 municípios maranhenses ultrapassaram a meta de 90% de cobertura vacinal contra gripe, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Lideram o ranking maranhense de vacinação os municípios de Senador La Rocque com 113,76% de cobertura vacinal sendo 3.993 doses aplicadas, seguido de Brejo de Areia com 113,15% e 1.136 doses aplicadas, Santa Quitéria do Maranhão com 111,75% e 6.733 doses, Colinas 111,48% com 9.060 doses e Milagres do Maranhão 108,92% com 1.709 doses. A vacinação iniciou no dia 17 de abril e foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS) até 09 de junho para intensificar a campanha juntos aos municípios.

A vacina protege de três subtipos do vírus da gripe, incluindo o vírus tipo A. O secretário adjunto de Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, reiterou que o objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, complicações e hospitalização por infecções pelo vírus da influenza na população alvo da vacinação. “A vacinação de mais de 80% do público-alvo no Maranhão, priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, evita epidemias e protege a população contra Influenza e de suas complicações”, disse Marcelo Rosa.

O grupo prioritário é formado por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses, 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade.

Medidas de prevenção para evitar a gripe ou sua transmissão

Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, assim como depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.); Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.