Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Governo beneficia 171 famílias de Governador Newton Bello com entrega de título coletivo de terra




Após dez anos de muita luta, hoje nós somos os donos de nossa terra”, emocionado declarou seu Averaldo Morais Sousa, presidente Associação de Agricultores 16 de Abril (ASABRIL), do município de Governador Newton Bello. O Governo do Estado, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) está beneficiando 171 famílias de trabalhadores rurais com a titulação coletiva de terra, com uma área cerca de 290 hectares. A entrega aconteceu no auditório da secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), na tarde desta terça-feira (25).

O programa de titulação é realizado por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão vinculado à SAF, e que já promoveu ações em quase todos os municípios do estado.

O presidente do ITERMA, Raimundo Lídio externou sua satisfação em poder participar deste ato histórico, em que uma comunidade luta há décadas pelo direito à terra.

Poder presenciar este momento de extrema alegria estampada no rosto de cada representante da comunidade é muito gratificante. Agora eles poderão trabalhar com mais tranquilidade na sua produção rural. A nossa meta é dar celeridade ao andamento de cada processo, que lamentavelmente vem se arrastando há anos, décadas, a fim de que o agricultor familiar possa ter segurança jurídica e dignidade para produzir o sustento de suas famílias”.

Para seu Averaldo Morais Sousa, presidente da Associação de Agricultores 16 de Abril (ASABRIL), poder voltar para Governador Newton Bello com o título de domínio de terra nas mãos é uma conquista. “São dez anos de luta, de suor derramado para a concretização deste sonho. Eu estou voltando para a comunidade com este prêmio que vai nos trazer mais calmaria e segurança porque hoje nós somos os donos de nossa terra”, enfatizou.

O secretário de estado da Agricultura Familiar - SAF, Adelmo Soares disse que o momento é de unir forças com órgãos, instituições em prol do desenvolvimento do Maranhão. “O nosso compromisso é com o povo maranhense, é levar qualidade de vida para nossos agricultores. A regularização fundiária é um dos passos principais para que a gente possa ter uma agricultura familiar forte. É da terra que o agricultor e a agricultora familiar deste Estado vai tirar o alimento de cada dia e renda”, disse.

O município de Governador Newton Bello também é atendido pelo Plano Mais IDH, programa criado no Governo Flávio Dino, para levar desenvolvimento e justiça social aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Estiveram presentes no ato, os secretários adjuntos do Sistema SAF, Francisco Sales e Luciene Figueiredo, o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, Júlio Mendonça, o secretário da Secretaria de Direitos Humanos e participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves, o presidente da Fetaema, Chico Miguel, o diretor de regularização fundiária, Augusto Salgado, além dos movimentos sociais: Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).




Fonte: ITERMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.