Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Lago da Pedra: muitos tratores, nada de produtividade




O governo Flávio Dino investe positivamento na agricultura familiar, é uma prioridade para o desenvolvimento do Estado. Porém, o Estado, sozinho, não consegue atender as demandas dos trabalhadores. É preciso, também, ações das prefeituras.

A Prefeitura de Lago da Pedra, recebeu, por indicação do superintendente Pablo Sales, nesta quinta-feira (31), do Governo do Estado, via emenda do deputado Weverton Rocha (PDT), uma patrulha agrícola mecanizada. O prefeito Laércio Arruda recebeu as chaves do equipamento, em cerimônia que aconteceu na capital.

É o segundo trator que o Estado destina ao município só este ano. É o quinto ou sexto oriundo de dinheiro público que Lago da Pedra recebeu nos últimos quatro anos. Além da Prefeitura, teve tratores entregues a sindicato e associações.

No entanto, falta o principal, as terras para os agricultores familiares trabalharem. Por conta disso, tratores estão parados, em galpões, ou, supostamente, em alguns casos, trabalhando de forma que não seja voltado para a agricultura familiar. 

Lago da Pedra já foi pólo de produção de arroz e milho. Hoje, não é mais. A principal atividade, na região de terras férteis, é a pecuária. Exceção uma comunidade, povoado Cutia, onde, através do associativismo, famílias produzem vários itens, entre frutas, verduras e legumes.

No geral, o trabalhador rural em Lago da Pedra, quando produz, é em pequena escala, no quintal de casa, para o sustento da família. Portanto, falta a contrapartida por parte da Prefeitura, projeto voltado para o resgate da atividade agrícola, focando o pequeno agricultor lagopedense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.