Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Hospital Macrorregional de Santa Inês realiza primeira cirurgia para tratamento de meningocele occipital



Observando a pequena Mayla Cristine, de dois meses, em casa no município de Pindaré-Mirim e em recuperação, a manicure Mayrla Cristine de Oliveira, de 26 anos, é só gratidão. A menina passou por uma cirurgia considerada delicada, na última sexta-feira (27), no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, se tornando a primeira paciente da unidade de saúde a passar por procedimento para tratamento de meningocele occipital.

Para o diretor-geral do hospital, Antonio Jorge, a primeira cirurgia de meningocele occipital representa um marco. “Isso significa a responsabilidade de todos com a saúde da população. É importante também porque um procedimento desse sendo feito no interior do estado diminui a demanda na capital, abrindo mais vagas para cirurgias do tipo”, afirmou.

A doença do tubo neural, caracterizada pelo surgimento de uma bolsa com parte do tecido cerebral na região posterior da cabeça, foi detectada ainda na gravidez. “Com oito meses de grávida, fiz um ultrassom que mostrou o problema”, conta Mayrla Cristine.

A bebê nasceu em casa, pois, segundo a manicure, não deu tempo de chegar a um hospital em Pindaré-Mirim. Visitada por uma equipe de saúde, foi encaminhada para procurar atendimento em Santa Inês. O Hospital Regional de Santa Inês estava preparado para efetuar o procedimento cirúrgico. “Ela agora está se recuperando bem. Está mamando, chorando, sorrindo, comendo e dormindo, como todo bebê da idade dela”, disse a mãe. 

O procedimento foi feito pelo cirurgião pediátrico Jayron Guimarães, com suporte do anestesiologista Niber Jucá. A menina, agora, precisará fazer o retorno ao hospital para avaliação, no pós-operatório.

Hospital Regional de Santa Inês

Parte da política de expansão de grandes hospitais para o interior do Maranhão, reduzindo a necessidade de viagem dos moradores e facilitando o acesso a consultas, cirurgias e outros procedimentos, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, foi inaugurado em agosto de 2016.

A unidade de saúde oferece serviços de cirurgia geral, ortopedia, cirurgia pediátrica, clínica médica, gastroenterologia, urologia, nefrologia, radiologia (ultrassom, tomografia e radiografia), endoscopia diagnóstica e terapêutica, otorrinolaringologia, cardiologia, neurocirurgia, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.