Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Governo beneficia população com mutirão de cirurgias em Timbiras





Estou muito feliz e dou graças a Deus pela minha cirurgia”, disse o aposentado Raimundo Nonato, atendido na quinta edição do mutirão de cirurgias eletivas do Hospital Regional de Timbiras. Durante a ação, 50 procedimentos cirúrgicos foram realizados - totalizando 139 cirurgias feitas na unidade desde junho, quando foi feita a primeira edição do mutirão. Nesta ação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) beneficiou moradores dos municípios de Codó, São Mateus, Caxias, Bacabal, Chapadinha, Timbiras, Coroatá, entre outros.

Além de cirurgias de retirada de pedra da vesícula, hérnia inguinal, retirada de nódulo mamário, colecistectomia, histerectomia, tireoide, miomectomia, perineoplastia, dentre outras, foram feitos exames de radiologia, ultrassonografia e análises clínicas na unidade.

Para o diretor administrativo Hospital Regional de Timbiras, Sansão Pinheiro, o mutirão de cirurgias atendeu o objetivo de zerar os casos mais urgentes que aguardavam atendimento. “O mutirão mostra a preocupação da Secretaria de Estado da Saúde com quem está há anos em busca de atendimento. Foi muito importante esta ação para esvaziar as filas de espera das cidades beneficiadas. Buscamos alcançar este grupo de pessoas que pelas vias normais não conseguiam atendimento”, destacou.

Fim da espera

Os pacientes festejaram a realização do mutirão e ressaltaram a qualidade dos serviços e da equipe médica. Entre eles, o aposentado Raimundo Nonato. O morador de Timbiras aguardava há oito anos para fazer uma cirurgia de hérnia e, com a chegada do mutirão, o procedimento foi agilizado. “Agora, eu consegui. Estou muito feliz e dou graças a Deus pela minha cirurgia”, comemorou.

Sandra Sousa da Silva, moradora da cidade de São Mateus, chegou a ir a São Paulo, onde ficou um ano em busca de uma cirurgia. Desta vez, soube do mutirão realizado no Hospital de Timbiras e conseguiu ser operada. “Antes andei por vários lugares, inclusive por São Paulo, lutando para fazer essa cirurgia. Dei sorte de vir para cá e hoje estou com a cirurgia feita. Eu agradeço a Jesus e peço que nunca tirem o foco dos mutirões, pois é muito importante”, afirmou.

O cirurgião Candioberto Lima Lopes Filho destacou a importância da ação para a população da regional de Codó. “Conseguimos realizar esse grande feito social, que gera bastante impacto na população de todo território maranhense. É de fundamental importância para melhoria da saúde pública e para o bem-estar da nossa sociedade”, disse.

A quinta edição do mutirão foi realizada no período de 27 a 30 de outubro.

Consultas pré-operatórias

Unidade de saúde de urgência e emergência, que dispõe de quatro especialidades médicas (clínica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia), o Hospital Regional de Timbiras atende a população de toda regional de saúde de Codó. Pacientes que aguardavam pela operação há anos tiveram prioridade no mutirão. Eles foram selecionados em consultas pré-operatórias e exames específicos realizados no hospital na semana anterior ao mutirão. As consultas por livre demanda foram realizadas por ordem de chegada, sem ser necessário a prévia marcação. Os que foram considerados aptos foram submetidos à cirurgia e internados para realização do procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.