Governo do Maranhão

Governo do Maranhão

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Lago da Pedra: combate à hanseníase é foco da Carreta Novartis da Saúde






Nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de novembro, a Carreta Novartis da Saúde estará na cidade de Lago da Pedra (MA). Nestas datas, a população poderá realizar gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase, fazer testes rápidos, vacinar, medir a pressão arterial, fazer exame de glicemia e ainda assistir à palestras educativas. A ação será na rua Baima Serra, próximo ao Banco do Brasil. No dia 9/11 o atendimento será das 8 às 17 horas e no dia 10/11, das 8 às 12 horas.  

Foco

O combate à hanseníase é uma das metas do Grupo Novartis. Para isso, existe desde 2009 a Carreta Novartis da Saúde, que leva educação, diagnóstico e tratamento da doença para todo o Brasil. O projeto é uma parceria da empresa com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). Trata-se de um caminhão itinerante com cinco consultórios e um laboratório onde profissionais fazem exames gratuitos na população das cidades que recebem a ação, além de palestras sobre métodos de prevenção e controle da doença. As pessoas diagnosticadas com hanseníase ganham um tratamento completo.

 A Carreta Novartis da Saúde já passou por 18 estados, 247 cidades e percorreu mais de 53 mil quilômetros. Ao todo, foram detectadas mais de duas mil pessoas com hanseníase no País durante este período. “Estima-se que a Carreta da Saúde diagnostica 25% dos casos da doença registrados no Brasil a cada ano,fornecendo, assim, uma cooperação única com os organismos nacionais de saúde pública no que se refere à eliminação da hanseníase”, afirma Emad Musleh, diretor de relações corporativas da Novartis. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), somos o segundo país em novos casos da doenças e nosso compromisso é buscar a erradicação até 2020”, complementa o executivo.

Pela grande relevância da Carreta da Saúde, a Novartis apresentará no 14º Congresso Brasileiro de Hansenologia os resultados do período de 2015 a 2017 com o número de diagnósticos de hanseníase no Maranhão. O Estado foi o primeiro a receber a iniciativa em 100% dos municípios e é o terceiro com mais casos da doença que atinge cerca de 30 mil pessoas no Brasil por ano.

O Congresso será realizado em Belém (PA), de 8 a 11 de novembro. A apresentação dos dados da Carreta Novartis da Saúde será no dia 10/11, às 14 horas.

Sobre a Novartis

A Novartis oferece soluções inovadoras em saúde que atendem às crescentes necessidades dos pacientes e sociedades. Com sede em Basel, Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado para melhor atender essas necessidades: medicamentos inovadores, produtos farmacêuticos mais acessíveis, genéricos, biossimilares e uma linha oftalmológica. A Novartis tem posições de liderança global em cada uma dessas áreas. Em 2016, o Grupo obteve vendas líquidas de USD 48,5 bilhões, enquanto investimentos em P&D para o Grupo totalizou aproximadamente US$ 9,0 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 118.000 associados em tempo integral. Os produtos Novartis são vendidos em aproximadamente 155 países ao redor do mundo.

Para obter mais informações, visite http://www.novartis.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.