quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Em 2006 Vox Populi apontou vitória de Roseana, mas quem venceu foi Jackson Lago




Do Blog do John Cutrim

A pesquisa que o Instituto Vox Populi divulgou ontem (4), apontando empate técnico entre Roseana Sarney (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB) na disputa eleitoral do ano que vem, foi amplamente propagandeada, ganhou destaque nos principais veículos de comunicação do grupo Sarney, mas não conseguiu convencer os maranhenses.

Essa não é a primeira vez que o Instituto Vox Populi dispara uma pesquisa favorável a Roseana que não parece ter sintonia com a realidade (no levantamento divulgado nesta segunda-feira a soma dos candidatos alcançou 101%).

Em setembro de 2006, pesquisa do Instituto apontava vitória fácil de Roseana em cima do pedetista Jackson Lago, com uma diferença de mais de 40 pontos percentuais. Um mês depois, nas urnas, o levantamento se revelou um engodo fajuto que não conseguiu evitar a vitória histórica de Lago, eleito governador com 51,82% dos votos.

Naquele ano, Lago imputava a primeira grande derrota a Roseana, que, por “coincidência”, disputou as eleições sem ter o controle da máquina estadual. Mesmo usando pesquisas tendenciosas, Roseana não conseguiu reverter o fracasso anunciado. Com dois anos de governo, o oligarca José Sarney teve que usar sua influência nos tribunais para cassar o mandato de Jackson Lago. Com a manobra, Roseana assumiu e governou o estado até 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.