sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Flávio Dino recebe medalha do MP por combate à corrupção e respeito aos Poderes





O governador Flávio Dino recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), a maior honraria do Ministério Público do Maranhão, a Medalha de Mérito Celso Magalhães. Foi um reconhecimento ao serviço prestado pelo governador ao pronto acatamento dos preceitos constitucionais garantidores da autonomia do Ministério Público e pela ação na manutenção da ordem econômica e no combate à sonegação fiscal no estado.

A homenagem teve votação unânime entre os membros do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público, representados pelo procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, durante a solenidade de entrega da medalha.

O Ministério Público, para minha alegria, outorgou essa homenagem, a medalha Celso Magalhães, que é o patrono do Ministério Público, mostrando que nós estamos atingindo, entre tantas metas positivas, a de garantir que possamos trabalhar juntos em favor de uma sociedade mais justa em que o dinheiro público seja bem aplicado, aplicado com probidade e com mais eficiência”, destacou o governador Flávio Dino.

É mais um momento de apresentação para a sociedade dos resultados de uma ação conjunta em que os poderes do Estado respeitam as suas autonomias e as suas missões institucionais, como nós respeitamos o Ministério Público, porém agindo juntos, em favor da consecução de boas ideias, nesse caso o programa estadual de combate à corrupção e à sonegação fiscal”, acrescentou Flávio.

O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, disse que “esta é a comenda maior do Ministério Público, que é dada ao governador como forma de reconhecimento e agradecimento pela relação interinstitucional que tem sido mantida entre o Ministério Público e todos os Poderes constituídos do Estado”.

Ele ainda fez questão de destacar a conduta séria com que Flávio Dino realiza programas e projetos para o crescimento contínuo dos indicadores do estado. “O governador tem tido essa postura republicana, respeitando a autonomia e as prerrogativas do Ministério Público e sendo parceiro para que a gente possa, juntos, diminuir as mazelas do nosso estado. O Ministério Público não poderia deixar de, junto com o Governo do Estado, junto dos programas sociais, está irmanado para que possamos mudar a realidade do nosso estado”, completou.

Celso Magalhães

A Medalha Celso Magalhães é uma referência ao promotor de justiça Celso Tertuliano Lopes da Cunha Magalhães, nascido em novembro de 1849, em Viana, no Maranhão. Bacharel em Direito pela Faculdade do Recife, atuou no Estado como promotor público, cargo do qual foi demitido por, em cumprimento ao ofício, oferecer denúncia contra importante dama da sociedade maranhense, por crime de homicídio cometido contra um jovem escravo. O fato se tornou conhecido como “O Crime da Baronesa” e Celso Magalhães foi homenageado com título de patrono do Ministério Público do Maranhão.

Esse reconhecimento foi lembrado também pelo governador: “Celso Magalhães foi um grande lutador em favor dos mais pobres. Se notabilizou exatamente por essa coragem e acho que aqui nós encontramos uma congruência com aquilo que nós estamos buscando no nosso governo, que é a concretização de políticas sociais e de serviços públicos em favor da maioria da população, que tanto precisa da nossa atuação para que seus direitos sejam respeitados”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.