sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Governo realiza Dia D Mais IDH com entregas de obras e serviços





Neste sábado (20), a partir das 9h, o Governo do Maranhão promoverá um dia de entregas de obras e serviços em 16 municípios beneficiados pelo Plano Mais IDH. A ação, que contará com a presença do governador Flávio Dino e secretários de estado, oferecerá atendimentos de saúde, emissão de documentos, feirinhas da agricultura familiar, inauguração de escolas, entregas de unidades habitacionais, títulos de propriedade de terras, entre outros serviços.

Ao todo serão mais de 300 entregas realizadas em um único dia, o maior número registrado pelo governo durante estes três anos.

A segunda edição do Dia D Mais IDH apresenta as políticas públicas regionalizadas nas áreas de educação, produção e renda, saúde, saneamento, infraestrutura realizadas, em forma de mutirão, nos municípios de Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Araioses, Belágua, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.

"No sábado, vamos entregar dezenas de obras e realizar serviços do Programa Mais IDH, que leva direitos aos municípios mais pobres do nosso Maranhão", afirmou o governador Flávio Dino.

No Dia D Mais IDH serão realizadas a entrega de quatro Escolas Dignas, 46 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Meu Maranhão, ruas do Mutirão Rua Digna e Programa Mais Asfalto, 18 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, kits esportivos, 185 kits sanitários, 35 kits de irrigação e 42 títulos de propriedade de terra.

Haverá, também, o lançamento de cursos de qualificação profissional, a realização da Feirinha da Agricultura Familiar e atendimentos de saúde, por meio da equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) e emissão de documentação básica com a carreta do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e Viva.

A construção de um Maranhão melhor e mais justo passa pelo investimento em ações de grande alcance social e de fortalecimento da economia para diminuir os índices de desigualdade e o Mais IDH é a resposta positiva do Governo do Maranhão a essa demanda da população. As ações objetivam a redução das desigualdades, com promoção de justiça social e cidadania para as populações mais vulneráveis do estado”, afirma o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação e coordenador do Programa Mais IDH, Francisco Gonçalves.

Mais IDH

Criado pelo Decreto nº 30.610, de 02 de janeiro de 2015, o Plano de Ações Mais IDH é uma estratégia do Governo do Maranhão de combater as desigualdades sociais nos municípios mais vulneráveis do Maranhão, fomentando o desenvolvimento econômico, social e humano, com ações de promoção do Índice de Desenvolvimento Humano.

As diretrizes do plano tem como meta a integração das políticas públicas com base no planejamento territorial, a ampliação dos mecanismos de participação popular na gestão de políticas públicas de interesse do desenvolvimento dos municípios, a ampliação da oferta dos programas básicos de cidadania, inclusão e integração produtiva das populações pobres e dos segmentos sociais mais vulneráveis, tais como trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e populações tradicionais, calcado em um desenvolvimento que atenda às especificidades de cada um deles. Valorização da diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões e das populações.

O Plano conta com 43 ações distribuídas em seis eixos: Educação; Saúde e saneamento; Produção e renda Infraestrutura; Gestão, cidadania e participação popular e Gênero, raça e juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.