Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Governo reúne milhares de servidores para 1° Encontro de Gestão Governamental



Cerca de 3,5 mil servidores públicos do Maranhão participaram, nesta terça-feira (15), do 1° Encontro de Gestão Governamental promovido pelo Governo do Estado. Com o tema ‘Desenvolvimento e Mudança no Maranhão’, o evento ampliou a participação dos servidores na agenda governamental e na execução das políticas públicas. “Quando falamos em mudança, sabemos que elas só acontecem a partir da união de esforços. E tudo que realizamos foi graças aos servidores, que estão conosco e exercem função de liderança”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino.
Durante sua apresentação, o governador destacou os quatro eixos que norteiam os trabalhos da atual gestão: enfrentamento das injustiças sociais, cuidado com o dinheiro público e com o futuro, ampliação da infraestrutura, e investimentos para que o desenvolvimento chegue a todos. “Para enfrentar as injustiças no Maranhão, é preciso ampliar os serviços públicos e fazer investimentos em infraestrutura. Assim, faremos a economia do estado crescer e garantiremos mais qualidade de vida para o nosso povo”, ressaltou Dino.
A programação incluiu, ainda, a exposição de painéis acerca da gestão pública e perspectivas para o Maranhão. No primeiro deles, o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Sicsú, falou sobre ‘Desenvolvimento, ambiente macroeconômico e perspectivas para o Maranhão’.
Sicsú destacou o papel do Estado para o desenvolvimento social e econômico do país. “É preciso coragem política para fazer esse tipo de política social que prioriza o desenvolvimento de toda a população e não apenas de uma parcela. Além de, claro, investir em infraestrutura e gerar renda e movimentação do mercado”, frisou o professor.
O secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Francisco Bessa, apresentou o painel com o tema ‘Republicanismo, Gestão Pública e Transparência’ e logo em uma de suas primeiras intervenções elogiou a iniciativa do Governo do Estado.
“O avanço do Maranhão em transparência não está apenas em ter saído do patamar zero e ido ao 10 na avaliação do Ministério Público Federal. Está, nesse momento, em que reúne servidores para apresentar e celebrar os resultados e também apontar o que precisa ser feito”, afirmou o secretário.
O evento contou, também, com a apresentação cultural do Bumba Meu Boi de Maracanã, Companhia de Teatro Pão com Ovo e do Tambor de Crioula Underground Santa Luzia.
Nesta primeira edição, o Encontro de Gestão Governamental reuniu servidores com responsabilidades de gestão e coordenação de equipes. Futuramente, outros encontros serão realizados para contemplar servidores de demais níveis e funções.