Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Maranhão sedia reuniões para discussão de políticas públicas na área da segurança



O Governo do Maranhão participou, na quinta-feira (3), das discussões sobre a operacionalização de ações conjuntas de combate à criminalidade,a eleição da nova diretoria do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen) e a deliberação sobre as proposições que serão levadas para a reunião do Colégio Nacional, nesta sexta-feira (4). Os assuntos foram debatidos 36º Encontro do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen), que está sendo sediado em São Luís.
“Com a administração do governador Flávio Dino, o Maranhão tem hoje uma nova realidade na gestão. Com essas reuniões estamos no cerne da discussão que vai elaborar o Plano Nacional de Segurança. Agora também podemos dizer o que queremos para melhorar nossas condições de trabalho e garantir a paz social em nosso estado”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, ao destacar a importância das ações conjuntas na área da segurança.
Os conselhos Regionais de Segurança Pública foram criados em 1995 pelo Ministério da Justiça e são parte da Política Nacional de Segurança Pública. A região do Meio-Norte é composta pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Amapá. A discussão em nível regional das ações de segurança foi acompanhada por representantes das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, além de secretários de segurança pública dos estados.
Para o então presidente do Comen, Gastão Calandrini,secretário de Segurança Pública do Amapá, a reunião regional é importante porque inaugura uma nova etapa no conselho. “Além de discutirmos a operacionalização e integração, que vão resultar em ações conjuntas das polícias desses cinco estados, a eleição do novo diretor vai com certeza trazer um novo gás para as atividades que serão desenvolvidas nos próximos dois anos”, frisou o secretário.
Nova Realidade
Um dos destaques das apresentações realizadas na reunião do Comen foi o trabalho desenvolvido pelo Governo do Maranhão para segurança pública este ano. Mesmo tendo recebido um orçamento com redução de R$ 23 milhões para a Segurança e dívidas que somavam mais de R$ 12 milhões, o estado avançou na modernização e reaparelhamento das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros com investimentos em infraestrutura e pessoal.
Entre as ações, houve a aquisição de 60 viaturas, 100 motocicletas, 100 viaturas com tecnologia embarcada, câmeras de monitoramento e promoção de mais de 2.300 servidores do sistema de segurança pública do Estado. “Nos preocupamos em trabalhar para o bem-estar da nossa população. Pagamos todas as dívidas encontradas e avançamos dentro das condições que nós possuíamos”, declarou o secretário Jefferson Portela.
 Colégio Nacional de Segurança Pública
Nesta sexta-feira, os secretários de Segurança Pública de todo Brasil estarão em São Luís para participar da reunião do Colégio Nacional de Segurança Pública. O encontro contará com a presença da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. Além da integração entre os estados, também serão discutidos temas como o aprimoramento do banco de dados dos serviços de inteligência de todo o país e proposições para a Política Nacional de Segurança Pública.
A reunião do Colégio Nacional será realizada a partir das 9h, no Brisa Mar Hotel, na Ponta d’Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!