quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Governo promove formação de Formadores para Gestores Escolares


Foto ilustrativa
Mais de 250 profissionais do Sistema Estadual de Ensino participam nesta quarta (07), sexta (08) e segunda-feira (11), da formação de formadores que irão atuar com as equipes de gestores escolares nas 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão (UREs).
A formação, ministrada pelo consultor em educação, Walter Takemoto e equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é realizada por meio de webconferência, transmitida, simultaneamente, para as 19 UREs onde estão os educadores.
A próxima etapa da formação acontece entre os dias 18 e 21 deste mês, quando os formadores, preparados na primeira etapa, irão trabalhar na formação das mais de 1.200 equipes gestoras escolares, para que possam executar as políticas educacionais definidas pela Seduc. A meta é efetivar a gestão democrática nas escolas e garantir que a formação aconteça no cotidiano dos profissionais.
As formações fazem parte das ações definidas pelo governo do Maranhão na Macropolítica de Educação, denominada de ‘Escola Digna’, no Eixo Formação. É parte das medidas estratégicas para garantir a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão, além de ser um cumprimento ao que estabelecem a Lei de Diretrizes e Base da Educação e as metas definidas nos Planos Nacional e Estadual de Educação.
“Essa formação fecha o primeiro ciclo no processo da eleição de gestores, já que no decreto define a formação complementar dos eleitos. A gestão democrática é um processo continuo de aprendizagem; é fundamental que essa formação aconteça de imediato, junto ao planejamento do ano letivo”, destacou a professora Socorro Leal, técnica da equipe da Macropolítica de Educação da Seduc.
O consultor em Educação, Walter Takemoto, disse que todo o processo de formação, que está começando, vai até a formação dos gestores. “Tem como foco principal o planejamento da semana pedagógica para início do ano letivo que vai definir todo trabalho que será desenvolvido ao longo do ano de 2016. Vamos avaliar o trabalho realizado em 2015 e definir as ações a serem desenvolvidas no sistema, de forma a garantir que todo estudante tenha acesso à uma aprendizagem de qualidade. E o apoio pedagógico tem um papel fundamental na garantia de que essa aprendizagem aconteça”, disse.
A Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou as formações continuadas como de fundamental importância no processo de melhoria da qualidade do ensino e conseqüentemente dos indicadores educacionais. “É determinação do Governador Flavio Dino que a educação de qualidade chegue a cada sala de aula do Sistema Público de Ensino. E a formação continuada dos nossos educadores tem um papel fundamental no cumprimento desta meta, de garantir que o sucesso escolar seja um direito de todos e todas e não apenas de uma parte dos estudantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!