terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Matadouro Regional do Médio Mearim será construído em Igarapé Grande


Foto ilustrativa
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), vai implementar em 2016, o Programa de Matadouros Regionais do Estado do Maranhão (Promar). O projeto prevê, na etapa inicial, a construção de cinco abatedouros regularizados no Estado, já no primeiro semestre de 2016. A ação faz parte do Programa ‘Mais Produção’, na cadeia produtiva de carne e couro, e receberá um investimento de R$ 15 milhões. O benefício chegará à 56 municípios e 1,4 milhões de habitantes, o que corresponde a 21% da população maranhense.

Os abatedouros serão construídos nos municípios Caxias, Governador Nunes Freire, Igarapé Grande, Presidente Dutra e Santa Inês, os cinco matadouros mistos regionais, terão capacidade de abate de até 100 animais por dia, nas regiões de Timbiras, Pindaré, Pré-Amazônia, Médio Mearim e Baixo Turi. A pretensão é comercializar, mensalmente, mais de 4 mil toneladas de carne segura.

Para dar início à efetivação do programa, o governo Flávio Dino está firmando termos de compromisso junto aos municípios que sediarão os empreendimentos. Eles deverão disponibilizar os terrenos, com dimensão mínima de 40 mil m² (4 hectares) cada um. A parceria prevê, ainda, que as prefeituras sedes e demais prefeituras dos territórios beneficiados, desenvolvam os próprios Serviços de Inspeção. Entre tais, está prevista a manutenção da atividade dos Serviços de Vigilância Municipal, identificação e embargo dos pontos de abate e comercialização de carnes clandestinos, divulgação do programa e realização de campanha educativa sobre carne segura.

A gestão de cada estabelecimento será terceirizada e caberá à diretoria executiva a responsabilidade pela manutenção e operacionalização, com vistas no cumprimento do bom desempenho dos locais. A utilização dos abatedouros será a partir de concessão de uso, por prazo determinado.
O programa vai suprir, ainda, a ausência de matadouros públicos com inspeção Federal no Maranhão. Dos 217 municípios, apenas as cidades de Timon, Açailândia, Imperatriz, Igarapé do Meio, Axixá e São Luís contam com a vistoria oficial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!