sexta-feira, 8 de abril de 2016

Iterma e pesquisadores do FIDA se reúnem com trabalhadores rurais de Lago da Pedra e visitam Escola Família em Lago do Junco


Mauro Jorge,pesquisadores,professora e alunos da Escola Família
O Governo do Estado,por meio da Sistema de Agricultura Familiar,SAF,Agerp e Iterma,inseriu Lago da Pedra e Lago do Junco no roteiro de pesquisadores do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola-FIDA, que realizarão estudos sobre o potencial agrícola da região.

Na manhã desta sexta-feira (8),a equipe do FIDA,acompanhada do presidente do Iterma,Mauro Jorge,visitaram a Escola Família do Povoado Ludovico,em Lago do Junco,e se reuniram com os trabalhadores rurais do Povoado Cutia ,em Lago da Pedra.Por meio da agricultura familiar,a comunidade é a principal produtora de hortifruti,do município.

O Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) é uma agência especializada das Nações Unidas. 

O grupo avaliará alternativas para otimizar e dinamizar as potencialidades dos recursos da zona rural de Lago do Junco e Lago da Pedra.

O Estado do maranhão receberá investimentos no valor de US$ 40 milhões (quarenta milhões de dólares americanos), equivalente a mais de R$ 156 milhões de reais para mudar e transformar a realidade de agricultores familiares no Estado.

Após as visitas, o Fida irá elaborar um diagnóstico da situação de cada município com a finalidade de identificar quais as potencialidades de cada um. Ou seja, se um determinado município tem potencialidade para a cadeia do abacaxi, ou caprinocultura, por exemplo, os investimentos serão nessas cadeias. Tudo vai depender de cada potencialidade.

O Fida estará em missão no Maranhão dos dias 04 a 20 de Abril. A comitiva do FIDA e da SAF irão visitar diversos povoados, assentamentos e comunidades que desenvolvem atividades da agricultura familiar em 29 municípios do Estado:

Itapecuru- Mirim, Vargem Grande, Matões do Norte, São Luís Gonzaga, Vitória do Mearim, Viana, Codó, Caxias, São Raimundo do Dica Bezerra, Lago dos

Rodrigues, Lago do Junco, Matinha, Serrano do Maranhão, São Domingos, Dom Pedro, Lagoa Grande, Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá, Fernando Falcão, Açailândia, Itinga, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, Cidelândia, Imperatriz, Balsas, Grajaú, Amarante do Maranhão e Mirador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!