Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

terça-feira, 31 de maio de 2016

BOLETIM-Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Maranhão



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), registrou, no período de 3 de janeiro a 21 de maio deste ano, 37 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, 19 foram descartados para Influenza, um caso confirmado para Influenza A (H1N1), sendo este um óbito, e 17 permanecem em investigação, aguardando resultados de exames. Do total de casos, ocorreram sete óbitos, sendo que seis estão em investigação, aguardando resultado de exames.
No caso do óbito confirmado para Influenza A (H1N1), trata-se de criança, de 1 ano e 4 meses, portadora de doença neurológica crônica (paralisia cerebral), residente em Timon. O óbito ocorreu em 10 de abril. O paciente teve atendimento registrado no Hospital ProntoMed Adulto, da rede privada, em Teresina-PI. O exame de confirmação foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
Entre os municípios com distribuição dos óbitos por SRAG, em investigação, destacam-se Alcântara (1), Chapadinha (1), Codó (1), Santa Rita (1), São Luís (1), São José de Ribamar (1). 
 De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias. É um vírus de comportamento sazonal. A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.
 Vacinação
O Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atingiu a meta geral da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2016, com 82,98% que corresponde a 1.154.120 pessoas vacinadas, conforme dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). A vacinação foi prorrogada até 10 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!