Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Diálogos por Lago da Pedra:acesso a água é a maior reivindicação do Povoado Unha de Gato



Sob coordenação de Mauro Jorge,pré-candidato a prefeito,o movimento Diálogos por Lago da Pedra reuniu um grande número de pessoas no Povoado Unha de Gato,na noite do último sábado,dia 21,moradores locais tiveram a oportunidade de debaterem propostas para o desenvolvimento da comunidade.

O povoado que migrou para uma chapada (alto de uma serra) após a enchente que devastou o antigo povoado no ano 2008 ,que ficava na parte de baixo da serra,destruindo mais de 200 casas,teve ajuda da Cáritas Brasileira que construiu as casas da Nova Unha de Gato.Os moradores da nova Unha de Gato sofrem com o difícil acesso a água,o que foi relatado por muitos no Diálogos.

Para Dona Maria Odete,a falta de d´água ainda castiga o povoado,a pouca água existente,que chega com dificuldade às residências,é imprópria para o consumo,muito salgada e suja.Ela contou ainda que,assim como ela,os moradores tem  que comprar água a R$ 5 o galão.

Para Mauro Jorge,é possível,sim,resolver o problema da água na comunidade,basta o município ter interesse.Em parceria com o governo do Estado,o município pode instalar um dessalinizador,que tira o sal e deixa a água potável.O problema também pode ser resolvido com a escavão de um novo poço e a construção de uma cisterna que,com um sistema abastecimento moderno,vai fazer com que água de qualidade e em abundância chegue às residências.´´O governo do Maranhão está inserido no programa ´´Água Doce``,que é um projeto de dessalinização dos poços onde a água apresenta excesso de sal,onde é instalado um kit que trata a água .E,um kit,em parceria Estado e prefeitura,pode ser instalado aqui no povoado Unha de Gato.E também tem outra solução,que a escavação de um novo poço,implantando um sistema de abastecimento de água moderno ``,destacou Mauro Jorge.

O senhor Nôe,destacou a falta de incentivo à agricultura familiar.´´Pra nós trabalhadores,tá ruim de mais,a gente não tem um acompanhamento,não tem incentivo para plantar,todo mundo já tá  perdendo a esperança,muitos nem plantam mais``,disse.A delegada sindical Dona Maria de Fátima,conhecida como ´´Fogoió``,que deu apoio ao Diálogos e parabenizou a iniciativa de Mauro Jorge,abriu a reunião e também falou da importância do incentivo aos trabalhadores rurais da comunidade,ressaltou ainda que chegou a hora de mudar para melhorar.

Segundo Mauro Jorge,para o desenvolvimento do município,é preciso que o homem do campo produza para abastecer a cidade.Segundo ele,tudo que hoje é comprado fora,que abastece o mercado,pode ser produzido no município.´´Nós não podemos pensar em desenvolvimento de Lago da Pedra,se não pensarmos na agricultura familiar.É preciso dar condições de trabalho,é preciso assistência técnica e conhecimento para que possa ter produção abundante.Aqui,tudo que se planta dá``,ressaltou Mauro Jorge.

Os moradores ainda abordaram os tema:saúde,emprego e educação.

Mauro Jorge encerrou agradecendo e ressaltando a importância da participação popular na construção de um projeto de governo do PCdoB para Lago da Pedra.E disse,que o sentimento de mudança é que move o Diálogos por Lago da Pedra,um movimento que está sendo um sucesso,virando referência estadual.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Lago da Pedra,Ricardo,também participou da reunião.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!