segunda-feira, 2 de maio de 2016

Maranhão realiza planejamento em saúde para passagem da Tocha Olímpica



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando o planejamento de ações para prevenir possíveis riscos de transmissão de doenças infecciosas durante a passagem da Tocha Olímpica pelo Maranhão.

A Tocha Olímpica estará no Maranhão no período de 12 a 14 de junho, em São Luís, Barreirinhas e Imperatriz. Durante o tempo em que estiver no Brasil, ela será carregada por 12 mil condutores e passará por 83 municípios brasileiros escolhidos como Cidades Celebração. Os locais receberão grandes eventos, com show musical e outras atrações.

Para aumentar as medidas de prevenção de riscos à saúde por doenças infecciosas, foi realizada, na semana passada, a primeira videoconferência com a equipe do Programa Nacional da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, com representantes das Superintendências de Vigilâncias em Saúde do Maranhão, Sergipe, Piauí e também com as Vigilâncias Municipais de outros estados.

Precisamos ter uma atenção especial com este momento que reunirá pessoas de várias nacionalidades, e que exige dos órgãos governamentais a adoção de ações que permitam a identificação, monitoramento e respostas rápidas a possíveis situações de risco à saúde das pessoas”, ressaltou o técnico do Ministério da Saúde, Rodrigo Frutuoso.

A videoconferência está sendo realizada semanalmente entre vários estados e o Distrito Federal e serve para discutir assuntos relacionados à saúde pública. São estipulados prazos para fechamento dos boletins sobre microcefalia, atualização das salas municipais e atualização dos municípios que estão fazendo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O LIRAa é o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti e serve para identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!