Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

terça-feira, 17 de maio de 2016

O povo de Lago da Pedra elege prioridade



Já dá para sentir que o povo de Lago da pedra sabe o que quer do novo prefeito a ser escolhido este ano. As pessoas elegeram suas prioridades. Cada um, afinal, sabe exatamente onde o sapato aperta.No atual momento em que vive Lago da Pedra,em meio a vários problemas públicos,hoje,o povo tem uma prioridade em comum.

O que escutamos nas redes sociais, rua,praças,bares,mercadinhos,restaurantes, nos bairros e nas comunidades é que a cidade está com muito medo. A violência é a preocupação número um do lagopedresne.

Há uma expectativa enorme para que o combate à violência se dê de forma decidida e eficaz. De tal modo que nos ajude a sair da triste e humilhante condição de uma das cidades mais violentas da região ou até do Maranhão. 

A conclusão a que se chega, portanto, ouvindo as pessoas e analisando as estatísticas (assaltos,furtos,homicídios), é que,mesmo a segurança sendo de responsabilidade do Estado,a Prefeitura foi e está sendo omissa na questão da segurança. O município deve atuar. Não pode se omitir. A responsabilidade constitucional, de fato, é do Estado, mas a Prefeitura deve trabalhar com os instrumentos que tem em mãos.

Essa gestão vai fechar  oito anos com muitos débitos sociais. Basta  ver os índices de educação que são negativos no município.Destacamos, aqui, três áreas importantes: segurança, educação e emprego.

Em 2014,uma tabela mostrava o déficit da PM do Maranhão,o arsenal da PM era composto por 3.530 armas de fogo, para um efetivo de 7.585 homens.Uma arma para dois policiais militares.Era um policial para cada 890 habitantes.A questão da segurança no Maranhão é um problema crônico.

Após assumir o Governo,já em 2015,para mudar a realidade,o governador Flávio Dino começou investir na área,convocou 1200 policias aprovados em concurso e ,em 2016,deu início a entrega de viaturas de um total de 300,além de armamentos.

Mas o que o município tem que executar, para ajudar de verdade no combate à violência, é um complexo de políticas sociais eficazes. Planejadas a curto, médio e longo prazo, articuladas entre si, e trazendo resultados.

É fundamental, sobretudo, trabalhar em fina sintonia com o Estado. O combate à violência exige a criação de um grande pacto, envolvendo todas as esferas de governo e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!