domingo, 18 de fevereiro de 2018

Mais de 38 mil candidatos realizam provas do Concurso da Saúde





O domingo foi um dia de prova para mais de 38 mil candidatos no concurso público para preenchimento de vagas do quadro efetivo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). O certame realizado pelo Governo do Estado supre uma carência de 25 anos sem concurso.. A realização da prova aconteceu em turnos diferentes para as vagas das áreas médica, assistencial e administrativa. A primeira etapa da seleção ocorreu com a aplicação das provas objetivas de caráter eliminatório.

A candidata Lívia Fonseca, que concorre a uma vaga para o cargo de analista administrativo, avalia o concurso como uma oportunidade de vencer o desemprego e garantir estabilidade na carreira. “Me formei ano passado e sinto todos os dias a dificuldade de conseguir emprego. Estudei para estar aqui e acredito que vou passar”, afirmou Lívia.

Concurseiro de carteirinha, Jefferson Soares é formado em engenharia de produção, mas não perdeu a oportunidade de participar do concurso da saúde. “Eu faço vários certames em outros estados, agora tenho a chance de fazer na minha cidade. Estou confiante de que vou passar, mesmo não sendo na minha área de formação, o importante é garantir um emprego”, disse o candidato.

O número total de candidatos presentes foi 38.084 e 14,21% dos candidatos não compareceu, um total de 6.306 ausentes.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, considera a realização do concurso um momento histórico para ingresso no serviço público estadual. “A prova de que a população estava carente por uma oportunidade no serviço público é o comparecimento em peso dos candidatos, que acreditam que é possível iniciar uma carreira pública sem apadrinhamentos e sim, por seu próprio mérito, esforço e dedicação. O governo Flávio Fino prova isso com a realização de diversos certames na saúde e em outras pastas. Vamos continuar realizando mais certames porque acreditamos que este é o método certo para ingresso no serviço público”, afirmou o secretário.

O presidente da Emserh, Vanderley Ramos, ratificou a importância do concurso para o fortalecimento do quadro profissional técnico especializado nas unidades estaduais de saúde. “A chegada de novos profissionais traz melhorias significativas no atendimento prestado à população. O grande volume de candidatos presentes reflete a demanda reprimida gerada por quase três décadas sem a realização de concurso para a área da saúde pública no Maranhão”.

O resultado desta primeira fase do concurso será divulgado no dia 13 de março. Após este momento, o candidato aprovado se submeterá a avaliação de títulos ou experiências profissionais.

Salários e vagas

Com salários entre R$ 1.000,00 e R$ 7.425,31, o concurso oferta vagas para os cargos de Analista Administrativo (44 vagas), Jornalista (05 vagas), Advogado (02 vagas), Assistente Administrativo (30 vagas), Médico Psiquiatra (04 vagas), Médico Pediatra (10 vagas), Médico da área de Ortopedia (07 vagas), Médico – Área de Ginecologia e Obstetra (09 vagas), Médico Endocrinologista (13 vagas), Médico – Clínica Médica (09 vagas), Médico Cardiologista (08 vagas), Biomédico (15 vagas), Bioquímico (10 vagas), Enfermeiro (30 vagas), Enfermeiro – UTI Neonatal (10 vagas), Enfermeiro – UTI Adulto (10 vagas), Enfermeiro – Obstetra (10 vagas), Farmacêutico (60 vagas), Fisioterapeuta (28 vagas), Fisioterapeuta UTI Pediátrica-Neonatal (10 vagas), Fonoaudiólogo (15 vagas), Nutricionista (20 vagas), Odontólogo (15 vagas), Psicólogo (15 vagas), Terapeuta Ocupacional (15 vagas), Técnico de enfermagem (560 vagas) e Técnico em Saúde Bucal (26 vagas). 

As vagas devem ser distribuídas de acordo com as necessidades das respectivas unidades sob responsabilidade da Emserh, estabelecendo ainda que a carga horária e os vencimentos dos profissionais devem obedecer à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), bem como à legislação que rege o trabalho de cada categoria.

Provas no interior

O certame foi aplicado nas cidades de Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e São Luís. As demais etapas presenciais do concurso público serão realizadas na cidade de São Luís.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.