terça-feira, 27 de março de 2018

VIVA/Procon celebra 50 unidades, homenageia servidores e nomeia primeiros concursados do Procon/MA





Servidores de todas as unidades do VIVA e do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) participaram da solenidade em comemoração aos avanços nos serviços oferecidos pelos dois órgãos, com 50 unidades inaugurados em todos as regiões do Maranhão. A cerimônia foi realizada, nesta segunda-feira (26), no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.   

Nos últimos três anos, o Governo do Estado ampliou e aprimorou os serviços de atendimento ao consumidor e de cidadania que chegaram a todas as regiões do Maranhão. O número de unidades do VIVA/Procon-MA saltou de 5 para 50, garantido os serviços desses órgãos a moradores de todas as regiões do estado.

A solenidade teve a participação do governador Flávio Dino e do secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, que foram homenageados com uma placa comemorativa.

Flávio Dino destacou a expansão no número de unidades do Viva/Procon-MA. “Um momento muito importante que marca a prioridade que temos dado a esses serviços de cidadania para todas as regiões do estado, democratizando, portanto, o acesso a direito civis que são pré-condição de um conjunto de direitos. Temos muitos parceiros atuando dentro do VIVA, o emblema, a marca a ser comemorada é essa grande expansão, de 5 para 50 unidades, além do ganho de qualidade no atendimento”.

O secretário Francisco Gonçalves reforçou o avanço do VIVA/Procon-MA. “Antes se dizia que serviço público não funcionava, o VIVA/Procon demonstra o contrário".

Recebeu também a homenagem, o servidor Nilo de Jesus Januário, com 50 anos dedicados ao serviço público, 30 deles só no Procon/MA. Os classificados no primeiro concurso realizado na história do Procon/MA também receberam oficialmente a sua nomeação pelo governador.

Para a advogada Ana Flávia dos Santos, aprovada no primeiro no primeiro concurso do órgão, fazer parte do Instituto é a concretização de um sonho. “Sempre admirei o que o Procon/MA faz pela área do direito do consumidor, quando surgiu a oportunidade, no primeiro concurso do órgão, não pensei duas vezes, fiz minha inscrição e estudei bastante para passar”.

Homenageado por suas ações, à frente ao Viva/Procon-MA, Duarte Júnior destacou os avanços alcançados pelos maranhenses na defesa de seus direitos. “Nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar que tudo que construímos se tornaria realidade. Quebramos paradigmas de que servidor público não trabalha e nos consideramos como verdadeiros heróis do mundo moderno, que não têm superpoderes, mas utilizam esta oportunidade para transformar a vida das pessoas. Hoje, nossas unidades prestam um serviço com qualidade, conforto, acessibilidade, segurança e em horários diferenciados. Conseguimos demonstrar que não há qualquer diferença entre a teoria e a prática”.

Acesso à cidadania

O acesso a serviços simples, como emissão de documentos básicos já foi um grande desafio para o cidadão maranhense, uma vez que os custos para se deslocar de uma cidade para outra desfavoreciam quem não tinha condições para pagar transporte, além das despesas com alimentação e o próprio custo do serviço procurado.

Hoje, a realidade melhorou. Quem busca por um atendimento pode consegui-lo bem próximo de casa, com 50 unidades do VIVA/Procon-MA já instaladas.

O órgão economizou 45,11% os recursos gastos em aluguel e manutenção. É válido lembrar aos cidadãos que precisam se deslocar para ter acesso aos serviços da cidadania, que o VIVA possui unidades em todas as regiões do Estado.

50 unidades

O Governo do Estado instalou uma unidade do VIVA/Procon em cada um dos municípios: Araioses, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Barreirinhas, Carolina, Codó, Colinas, Coroatá, Chapadinha, Caxias, Cururupu, Estreito, Godofredo Viana, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Lago da Pedra, Presidente Dutra, Pedreiras, Pastos Bons, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São João dos Patos, Timon, Viana, Vitorino Freire e Coelho Neto.

Em Imperatriz, há unidades no Imperial Shopping e no Tocantins Shopping. Em São José de Ribamar, há a unidade Central da Cidadania e a do Shopping Pátio Norte. Em São Luís, há a sede e as unidades Beira-Mar, São Luís Shopping da Ilha, Distrito Industrial, Terminal São Cristóvão, Pedrinhas, UNDB, Faculdade Estácio, São Luís Florence, Biblioteca Benedito Leite, Maternidade Benedito Leite, Marly Sarney, VIVA Procon Kids Golden, VIVA Procon Kids Passeio e VIVA Aeroporto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!