Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

quinta-feira, 26 de abril de 2018

“Entro no farol, hoje, com alegria em ver que está melhor que antes”, diz professora de Viana



A professora aposentada Vilma dos Reis Gomes fez questão de comparecer à solenidade de inauguração do Farol do Saber Josefina Cordeiro Cutrim, entregue, nesta quinta-feira (26), completamente reformado pelo Governo do Maranhão, em Viana. Ela, que já foi coordenadora do Farol, queria ver de perto a obra que devolveu à população de Viana um dos mais ricos espaços de difusão do saber e do conhecimento. O equipamento de cultura e educação, construído há quase 20 anos, estava totalmente sucateado, consumido por cupins e pelo abandono, sem a menor estrutura para funcionamento. 

“Me emociona ver tantos livros de autores maravilhosos e saber que tudo isso está à disposição da criança, do jovem e de quem quiser. Me doía passar aqui e ver tudo acabado, deteriorado. Nada melhor poderia ter sido feito pela educação”, disse a professora Vilma cheia de emoção.

Com investimento na ordem de R$ 294.318,97, o farol recebeu reformas nas estruturas dos pilares, lajes e marquises, banheiros e pisos de todos os pavimentos, escadas e corrimãos também foram consertados – com a adição de uma escada que leva até o topo do farol, foram feitas, também, execuções de paisagismo ao redor do farol, instalações elétricas e hidrossanitárias foram refeitas, recuperação das estantes de livros, instalações de ar-condicionado e de recursos de acessibilidade, além de um acervo com cerca de 500 títulos. 

A ação faz parte do investimento realizado por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), que está garantindo a requalificação de 118 Faróis do Saber. Até agora 15 Faróis já foram revitalizados e entregues à população maranhense.

A solenidade de reinauguração do farol foi prestigiada pela comunidade escolar vianense e também contou com a presença do secretário da Seduc, Felipe Camarão; do secretário adjunto da Seduc, Williandckson Azevedo; do secretário municipal de educação de Viana; do prefeito de Viana, Magrado Barros; e do desembargador Lourival Serejo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, que é filho de Viana.

Em seu discurso, o secretário Felipe Camarão destacou a importância da educação e dos livros na formação cidadã. Ele deu como exemplo o desembargador Lourival Serejo, que por meio da educação chegou ao segundo posto mais importante do judiciário maranhense, o de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.

“O desembargador Lourival Serejo chegou onde chegou porque escolheu ler e estudar. E quando o governador Flávio Dino escolheu investir na reestruturação da educação, é porque ele deseja que os estudantes maranhenses possam ser protagonistas de suas vidas, capazes de construir suas próprias histórias. Quem sabe daqui de Viana saiam novos juízes, desembargadores, médicos, artistas, saiam o que vocês desejarem ser, e que sejam os melhores”, pontuou Felipe Camarão.

“Este é um dia histórico para a cidade de Viana, para a educação de Viana. O Governo do Maranhão, por meio do seu secretário de Educação está dando um presente para a juventude vianense, uma oportunidade de abrir seus horizontes, de fazer viagens pela imaginação, porque cada livro desse é um passaporte para viagens fantásticas. Só com os livros o jovem terá ferramentas para abrir portas para seu futuro”, disse o desembargador Lourival Serejo.

O prefeito da cidade, Magrado Barros, também elogiou a iniciativa da gestão estadual. “Nós agradecemos ao governador Flávio Dino, porque pela primeira vez um governo olha desta forma para Viana. O governador que trouxe escola de tempo integral, hospital, quartel de polícia e, agora, está importante obra de revitalização do Farol”, ressaltou o prefeito. 

“Quando eu passava aqui e olhava este lugar totalmente abandonado, eu ficava triste. Hoje eu entro aqui pela primeira vez, e o que vejo me deixa muito feliz. Somos muito gratos por terem reformado o nosso farol”, disse Émily Vieira, estudante da rede estadual de ensino. Opinião semelhante tem a estudante Mariane Belfort de Aguiar. “Antes nós não tínhamos, e hoje, nós nos deparamos com muitos livros, diversos autores fantásticos. A gente só tem que agradecer”, disse.

Visitação às escolas

Após a inauguração do farol, o secretário Felipe Camarão também visitou três escolas da rede estadual de ensino. Dentre elas, o C.E. Nossa Senhora da Conceição, onde autorizou o imediato reaparelhamento do laboratório de informática, além da instalação de nove aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula e 100 carteiras, em substituição a equipamentos antigos e danificados. Por último, visitou a obra de reforma do Dom Hamleto de Angelis, que será o primeiro Centro de Educação Integral de Viana, cujas aulas serão iniciadas no próximo mês.

Graça Garcês, gestora geral da escola de tempo integral, destacou a importância dos investimentos da gestão estadual para a educação. “Nós estamos felizes com esta visita e cheios de expectativas para a inauguração do nosso Centro Educa Mais. É um novo modelo pedagógico, que eu tenho certeza vai transformar a vida de muitos jovens”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!