quinta-feira, 5 de abril de 2018

VIVA/Procon em Lago da Pedra comemora seis meses com cerca de 38 mil atendimentos





RG, CPF, certidão de antecedentes criminais, certidão negativa de justiça militar, unidade de atendimento do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon) e da Junta Comercial do Maranhão (Jucema). Estes são alguns serviços disponíveis pelo Viva/Procon, para a população de Lago da Pedra (cerca de 312 km de São Luís), desde a inauguração em 25 de setembro de 2017. Foram aproximadamente 38 mil atendimentos ao longo de seis meses.

A presidente do Viva/Procon, Karen Barros, afirmou que, além da expansão das unidades, que há três anos contava com apenas cinco, o atendimento oferecido ao público é de qualidade, conforto e segurança.

Hoje, contamos com 50 unidades. Multiplicamos por dez em apenas três anos. E a nossa missão é expandir cada vez mais e descentralizar da capital, proporcionando ao cidadão e consumidor um serviço com o conforto e a acessibilidade que já se conhece diante da qualidade oferecida pelo órgão”, afirmou Karen Barros.

A unidade, localizada na Rua Coronel Pedro Bogéa, nº 98, Macaúba, passou por algumas melhorias, como aumento de um guichê para RG (de dois para três – e sete no total), ampliação temporária de horário, das 6h às 18h (antes era das 7h às 17h), além de agendamento livre (em qualquer horário, para a vaga mais próxima), estratégia que diminuiu consideravelmente a formação de filas.

Segundo a coordenadora do Viva/Procon de Lago da Pedra, Thaizy Fernandes, a unidade lagopedrense tem promovido maior qualidade de vida à população e garantia de direitos, mediante a aquisição de documentos básicos e essenciais.

Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que o Viva/Procon de Lago da Pedra veio para marcar a atual gestão. Ao longo dos seis meses, percebemos o tamanho da importância desta unidade para a vida das pessoas, falo principalmente daqueles mais simples, que não tinham como se deslocar até a capital ou que precisam com urgência de um documento que anteriormente aguardavam de 30 a 90 dias para terem em suas mãos”, disse a coordenadora.

Cidades e povoados beneficiados

A unidade, por estar localizada em uma cidade polo, beneficia inúmeras cidades da Região do Médio Mearim: Paulo Ramos, Igarapé Grande, Bom Lugar, Marajá do Sena, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Esperantinópolis, Itaipava de Grajaú, Poção de Pedras, Lagoa Grande do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra estão entre as principais, além de ter favorecido durante três meses a cidade de Vitorino Freire, quando esta passou a ter a própria unidade em dezembro de 2017.

Outra demanda muito alta são de pessoas de povoados diversos, que, em média, correspondem a 30% de atendimentos para outras cidades, 40% para povoados da zona rural e 30% são de atendimentos a pessoas que residem em Lago da Pedra.

A nossa unidade foi um grande presente a toda população, se tornou muito popular na cidade e redondeza, atrai público diverso, gera serviços para toda economia da cidade e ainda garante a cidadania para todos”, comemora.

De acordo com Thaizy Fernandes, o público mais beneficiado é formado por aqueles que recebem Bolsa Família, em razão de conseguirem, por meio dos serviços do Viva/Procon, a documentação obrigatória para atualização cadastral.

Temos parceria direta com a Secretaria de Assistência Social, que nos deixa ciente de todas as novas exigências dos programas federais, a fim de recebermos com maior atenção esse público que é mais da metade de nossa demanda”, conclui.

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