Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

sábado, 12 de maio de 2018

Lago da Pedra: Juiz realiza palestra para estudantes da rede municipal de ensino




Na tarde da última quarta-feira (9), o juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª Vara da comarca de Lago da Pedra, proferiu palesta para 140 estudantes de 12 a 17 anos de idade, alunos da Escola Deputado Waldir Filho, da rede municipal de Lago da Pedra. A palestra teve como tema “Drogas, indisciplina, respeito ao próximo e ao patrimônio público”.

Na palestra, o magistrado alertou os estudantes do sexto ao nono ano sobre temas como tolerância às drogas, ressaltando a necessidade de quantidades cada vez maiores de entorpecentes para se alcançar os efeitos do uso anterior; síndrome de abstinência, quando os usuários podem sofrer sintomas como convulsões, hiperatividade, insônia, tremores, alucinação, entre outros.

O juiz também abordou o risco de overdose no uso de drogas, quando o organismo é exposto a altas doses de substâncias químicas como drogas, medicamentos, álcool e outras; ressaltando também a relação entre o uso de drogas e a depressão.

Outra questão tratada foi a indisciplina que, para ele, é um fenômeno que ultrapassa fronteiras socioculturais e econômicas, com reflexos na escola, família e meio social. “Para uma educação idealmente construída, a disciplina deveria ser consequência voluntária da escolha livre e, como consequência da disciplina, a liberdade deveria enriquecer-se de possibilidades, não sendo antagônicos os dois princípios de liberdade e de disciplina”, frisou.

O juiz também conversou comportamento; crise de autoridade; e alertou os jovens sobre os cuidados com a alimentação e importância de exercícios físicos. “Não há no livro fórmulas rápidas. Além disso, a preocupação é com saúde e qualidade de vida e não com estética, o que já deixa as lições bem longedos modismos”, ressaltou.

A palestra foi um convite da diretora da Escola Deputado Waldir Filho, Rosângela Maria da Silva Moura.

CGJ-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!