quinta-feira, 14 de junho de 2018

Escola Digna é inaugurada em Marajá do Sena como ação do Mais IDH



A nossa antiga escola era de taipa, piso de chão cheio de buracos e não tinha banheiro. As crianças tinham que ir no mato”. Essa era a realidade da Escola Municipal Princesa Isabel, relatada pela professora Maria Oliveira de Sousa. O novo prédio escolar foi inaugurado na quarta-feira (13), no povoado Bandeira, em Marajá do Sena, no dia da Maratona do Mais IDH.

As cadeiras não eram muito ‘boinha’ não, porque às vezes grudava na roupa da gente”, afirma uma das alunas da unidade escolar, Luciele da Conceição Moraes, 8 anos.

A Escola Digna Princesa Isabel, foi entregue juntamente com o poço artesiano para o atendimento das 22 famílias da comunidade. A água e a escola eram o maior sonho da comunidade que existe há mais de 20 anos. “Hoje nós temos água e também essa escola para os nossos filhos estudarem. Meus dois filhos vão estudar aqui. Eu ‘tô’ muito feliz”, comemora a moradora Elizângela Pereira Cândido da Conceição, mãe dos estudantes Wellington, 14 anos, e Raisa, 11 anos.

Para o secretário adjunto de Suporte e ao Sistema Educacional da Seduc, Anderson Lindoso, o Governo tem feito um resgate da dignidade das pessoas mais vulneráveis e da educação do Maranhão. “O Governo Flávio Dino chegou aqui no povoado Bandeira e trouxe mais uma obra estruturante, uma Escola Digna, para crianças e jovens que antes estudavam em uma escola de taipa e barro. Isso é levar dignidade às pessoas e justiça social. E vamos continuar, as obras não param”, ressaltou.

Na ocasião, o secretário adjunto da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Bruno Lacerda, destacou a Caravana Mais IDH e as ações que tiveram na cidade de Marajá do Sena e em outras oito cidades maranhenses. “Estamos aqui em Marajá do Sena em mais uma Caravana do Mais IDH nessa cidade e em outras oito do Maranhão, nós estamos fazendo entregas hoje comprovando que o Governo do Estado investe nos municípios mais vulneráveis, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Prova disso é essa escola no povoado Bandeira”, finalizou.

Jenipapo dos Vieiras

Durante a Caravana Mais IDH, a Escola Digna Indígena Antônio Mariano, em Jenipapo dos Vieiras, passou por vistoria do secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, durante a Caravana do Mais IDH, na última quarta-feira, (13). A Escola Digna pertence aos índios da Aldeia Ywyporang, que atenderá a demanda de 175 alunos e terá quatro salas, mobília completa, secretaria e banheiros adaptáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!